Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pelos bairros

Bairros de Curitiba têm obras de pavimentação, calçadas acessíveis e de macrodrenagem

Calçadas acessíveis, pavimentação e obra de macrodrenagem são obras da Prefeitura de Curitiba. Curitiba, 05/12/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

 

Os bairros estão recebendo obras de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) tem uma série de intervenções de infraestrutura em andamento ou a iniciar nos próximos dias, outras em fase de conclusão, além de serviços de manutenção pelos quatro cantos da cidade. O cronograma das obras pode sofrer interferência em função da previsão de chuvas.

 

 

“São intervenções de mobilidade urbana, com pavimentação de ruas, a acessibilidade em calçadas, construção de moradias, ampliação e construção de equipamentos públicos, além de obras de macrodrenagem que estão sendo executadas para assegurar conforto e segurança aos moradores e sustentabilidade ao município”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Pavimentação

A partir do Programa Asfalto Novo, de manutenção da malha viária da cidade, serão cerca de 6 km de vias com recuperação de pavimento nas ações em andamento ou que terão início na semana. Estão entre as vias beneficiadas com obras de reciclagem a Cézar Augusto Scandelari, no Pilarzinho (trecho de 145 metros compreendido entre a Rua Professor José Moscalewski e Rua Maestro Hermann) e a Rua Professor José Moscalewski, também no Pilarzinho (538 metros, no trecho compreendido entre a Rua Santa Cecília e Rua João Pereira da Silva).

No Capão Raso serão contempladas as ruas Jaime Rodrigues da Rocha, no Capão Raso (1.765,30 metros entre a Rua Winston Churchill e o final da rua), e a Rua Jandevir Roberto Cecato, nos 425 metros entre a Rua Bortolo Gusso e Rua Santa Regina.

Outras ruas vão receber obras de fresa e recape que também vão recuperar o asfalto. Os serviços estão programados para a Rua Nestor de Castro, no trecho compreendido entre as ruas Barão do Serro Azul e Doutor Muricy, no Centro, e na Rua Martin Afonso, cuja intervenção já está em andamento desde 21 de novembro. Serão 3.270 metros de novo asfalto melhorando as condições da via entre Rua General Mário Tourinho, no Campina do Siqueira, até a Rua Kellers, no São Francisco.

O programa Asfalto Novo assegurou 725 quilômetros de ruas com pavimento de qualidade por toda a cidade. Desde 2017, o programa soma 1.503 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.283 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. Uma nova etapa foi lançada no final de novembro para garantir mais 81 km de asfalto novo a partir de 168 obras, em 160 ruas, por toda a cidade.

Calçadas

Foram finalizadas na última semana as obras de requalificação das calçadas da Rua Dr. Bley Zornig, no Boqueirão, que é referência em comércio na região e polo têxtil da cidade. As obras garantiram calçadas mais planas, acessíveis e seguras, facilitaram o acesso das pessoas e estão incentivando o comércio local. As melhorias ocorreram na extensão um quilômetro, no trecho entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Willian Booth. Os serviços integram o projeto Caminhar Melhor, da Prefeitura de Curitiba. Equipes trabalham na finalização do serviço de paisagismo na via.

Habitação

No extremo sul de Curitiba seguem em andamento as obras do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, que estão em fase inicial. É o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba. Vai promover o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária, em uma ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu.

No momento, as equipes coordenadas pela Smop trabalham na área onde serão executadas as primeiras 752 unidades habitacionais que irão compor o Barro Novo da Caximba, com a execução de serviços de implantação de canteiro e terraplenagem para definição das ruas e das quadras referentes as duas primeiras fases do projeto.

Também está em processo de licitação a contratação da empreiteira para execução da obra de reforma da Escola Municipal Joana Raksa, no Caximba.

Macrodrenagem

Na área de macrodrenagem, são destaques obras e serviços para limpeza e desassoreamento dos rios da cidade, entre eles o Rio Belém, onde as equipes fazem a retirada de bancos de areia que causam afunilamento da calha e dificultam o fluxo de escoamento da água. Iniciados em setembro, os serviços estão avançando em direção ao Rio Iguaçu, faltando cerca de 300 metros para chegarem ao final do Rio Belém. Também tem sequência os serviços executados na bacia de acumulação de águas pluviais que fica entre as ruas Ilha Bela e Haroldo Maravilhas, na Vila Rose, no bairro CIC.

Outros serviços, como reparos de galerias de águas pluviais, acontecem na Vila Lindóia, no Portão, reassentamento de tubos e manutenção de queda na Rua Leandro Dacheux do Nascimento Jr, na CIC, além de grandes intervenções, como as obras para minimizar o impacto ocasionado pelas chuvas fortes no Córrego da Avenida Santa Bernade e Rio Pinheirinho, no córrego do Cortume e Rio Vila Guaira, no Guaíra, e da construção de diques de contenção e de estruturas de detenção de águas no CIC e no Campo Comprido.

Em alta