O zelo da Prefeitura de Curitiba pelos bairros e pela qualidade de vida das pessoas inclui uma extensa programação de obras e serviços coordenados por equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). As melhorias desta semana abrangem a área de mobilidade urbana, incluindo a manutenção de vias e a implantação de calçadas, além da construção e reforma de equipamentos públicos, até as intervenções de macro e microdrenagem feitas para prevenir alagamentos.
O cronograma das obras pode sofrer interferência em função do clima.
"Essas intervenções melhoram a qualidade de vida das pessoas, garantem sustentabilidade e promovem o desenvolvimento urbano e inovador na cidade", afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Pavimentação
A requalificação da malha viária é uma ação contínua da gestão do prefeito Rafael Greca, que lançou o Programa Asfalto Novo em 2017 e já assegurou mais de 900 km de obras executadas em cerca de 1.600 vias. O cronograma tem nesta semana frentes de reciclagem do pavimento em andamento ou que estão começando em 75 vias, totalizando mais de 42 km de obras.
São exemplos de ruas que recebem as melhorias a José Serrato, no Boa Vista, que está tendo 795 metros de recuperação do asfalto entre a Fernando de Noronha e José Antônio Leprevost, e a Rua Coronel Wallace Scott Murray, no Santa Cândida, onde a obra abrange 1.074 metros no trecho compreendido entre a Rua Engenheiro Luiz Augusto Leão Fonseca (final da rua) até a Avenida Paraná.
No Boqueirão, na Rua Diogo Mugiatti, as equipes recuperam 3.080 metros do pavimento desde a Rua Cascavel até o fim da rua.
Serão contempladas ruas dos bairros Tingui, Santa Cândida, Vista Alegre, Barreirinha, Capão Raso, CIC, Abranches, Butiatuvinha, Augusta, Capão Raso, Umbará, Bairro Alto, Santa Felicidade, São João, Tatuquara, Bigorrilho, Guaíra, São Braz e São João.
Asfalto no Saibro
Também há frentes de obras em andamento para eliminar a poeira, os buracos e a lama de ruas ainda sem infraestrutura. A partir do Programa Asfalto no Saibro, ruas dos bairros Lamenha Pequena e Umbará receberão nesta semana serviços para a implantação de asfalto e sistemas de drenagem, incluindo galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.
Serão aplicados 4.256 metros de asfalto, cobrindo o pavimento primário e garantindo maior qualidade de vida aos moradores das ruas Rua Newton Laporte, no Lamenha Pequena, e as ruas Domingos Baldan, Santa Terezinha, José Ângelo Miquelleto e Rua Manoel Miguel Alves Filho, no Umbará.
Está é a 7ª etapa do programa que ao longo dos próximos meses vai contemplar 72 ruas em 25 bairros localizados em oito administrações regionais. Serão mais 18.743 metros de bom pavimento e drenagem, com as ações avançando semana a semana.
Macrodrenagem
Na área de macrodrenagem, as equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop estão trabalhando na Rua Olindo Caetani para conter um processo erosivo que estava comprometendo as margens do canal de drenagem. Estão sendo implantados 10 metros de tubulação, que servirão para complementar o sistema de drenagem do local.
Na CIC e no Pinheirinho, os trabalhos têm o objetivo de reparar galerias e caixas de ligação nas ruas Emílio Rovani e Reinaldo Stocco, na esquina com a Rua Piuzzi.
Para prevenir alagamentos, os serviços de limpeza e desassoreamento são feitos em diferentes pontos da cidade, como no Rio Barigui (na Rua Vinte e Cinco, entre Bronislau Sitorski e Cesar Pereira da Silva) e no Arroio Gleba da Ordem (na Rua José Mulaski Gebert).
Espaços públicos
Também estão em andamento obras para a requalificação de espaços públicos, como a Casa Culpi, no Butiatuvinha, que está passando por uma ampla reforma para ser transformada em um polo de capacitação profissional na área de gastronomia e turismo, e a construção da Rua da Cidadania da CIC, na Rua Orlando Luis Lamarca.
No mesmo bairro, a reforma do Centro de Treinamento da Guarda Municipal Comandante Emérito Inspetor Odgar Nunes Cardoso continua. As melhorias vão garantir acessibilidade e melhores condições de uso do local, que serve ao planejamento e à realização de atividades para o desenvolvimento profissional dos guardas.
As áreas da educação e saúde também estão recebendo investimentos na recuperação e implantação de equipamentos. São reformas de unidades de saúde, implantação de quadras cobertas em escolas, construção de uma escola e de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro Santa Cândida, ampliação da Escola Municipal Joana Raksa, na Caximba, além das intervenções para a implantação de um complexo escolar no bairro Rebouças.