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Intermodalidade

Avenida Affonso Camargo terá estrutura cicloviária

Recorte do projeto da estrutura cicloviária da Avenida Affonso Camargo entre a Rua Mariano Torres e o viaduto do Capanema.


Localizada no entorno do Mercado Municipal, onde a partir deste sábado (6/6) serão implantadas ações de mobilidade ativa para ciclistas e pedestres, a Avenida Affonso Camargo também está contemplada no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba.

Ao longo de 995 metros, no trecho entre as Ruas Mariano Torres e o Viaduto do Capanema, a Affonso Camargo irá contar com ciclofaixa bidirecional, garantindo a segurança dos ciclistas e promovendo a integração à malha existente no sentido Cajuru, bem como na mão oposta para a ligação com a Sete de Setembro e a Mariano Torres.

O Distrito de Manutenção Urbana (DMU) da Regional Matriz está readequando o pavimento de calçada e, posteriormente, serão feitas obras de fresa e recape pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Com a base viária concluída, será implantada a estrutura cicloviária no local.

Malha cicloviária

A Prefeitura também tem feito intervenções permanentes na malha cicloviária de toda a cidade para a melhoria do pavimento, recomposição de rampas em cruzamentos, readequações geométricas e sinalização.

Por intermédio da Setran, todos os cruzamentos estão recebendo reforço na sinalização ao longo dos seus 208 km da malha cicloviária, com as “Marcações de Cruzamento Rodocicloviário”, mais conhecidas como “tapetes vermelhos com quadrados brancos”, além da implantação de placas de advertência nas aproximações veiculares de alguns cruzamentos mais críticos.

Em conjunto com os Distritos de Manutenção Urbana das Regionais, estão sendo implantadas e recompostas rampas, feitas manutenções pontuais em pavimento, bem como revitalizados os totens de sinalização das estruturas cicloviárias, com o suporte da Urbs.

Implantações e projetos

A estrutura cicloviária em implantação nesta gestão ultrapassa 10 quilômetros, como parte do Plano definido pela Prefeitura. Já estão concluídas as obras de 2.552 metros de ciclorrota entre as ruas Senador Accioly Filho e Raul Pompéia para a integração dos conjuntos Diadema, Sabará e Caiuá; 1.980 metros de ciclofaixa implantada na Avenida Getúlio Vargas, entre a República Argentina e a Rua Alferes Poli; 1.720 metros implantados de ciclofaixa na Rua Nova Aurora entre a as ruas Coronel Joaquim Antônio de Azevedo e Tijucas do Sul; outros 1.720 metros de ciclofaixas implantados como parte da estrutura Intercampi nas Ruas Professor Arthur Loyola, Manoel Eufrásio e mais ciclorrota interna ao Campus UFPR-Agrárias em parceria com a UFPR; 1.669 metros de ciclofaixa na Avenida Iguaçu, entre a Rua Nunes Machado e República Argentina; e ainda 180 metros já implantados de via compartilhada na João Gualberto, entre as ruas Luiz Leão e Padre Antônio, como readequação do trecho sentido Santa Cândida. Também foram implantados paraciclos na Avenida Cândido de Abreu com Rua Heitor Stockler de França.

Estão em processo de execução os 995 metros de ciclofaixa na Avenida Affonso Camargo, entre a Mariano Torres e o Viaduto do Capanema, além de outros 995 metros de ciclofaixa na Avenida dos Estados e ruas Castro e Morretes.

A Prefeitura já concluiu também os projetos de implantação de ciclorrotas na Rua Julio Eduardo Gineste/João Scuissiato, entre Av. Arthur Bernardes e R. João Alencar Guimarães (extensão 1.420m); e de via compartilhada no eixo estrutural da República Argentina / Winston Churchill, entre Av Sete de Setembro e R. João Rodrigues Pinheiro (extensão 16.720m, da Praça do Japão até o terminal do Pinheirinho).

Também estão concluídos os projetos de ciclofaixa na Rua Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (extensão 901m) e ciclofaixa Anibal Khury/Paul Garfunkel (extensão 643m). Está em fase de licitação o projeto da ciclofaixa na Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Rua João Bettega e a Rua Eduardo Sprada (extensão 7.400m).

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