Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bigorrilho

Avançam as obras de revitalização nas praças da Ucrânia e Alfredo Andersen em Curitiba

Prefeito Rafael Greca acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e da secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, vistoria obras na Praça da Alfredo Andersen, no Bigorrilho. Curitiba, 06/05/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel vistoriaram o andamento das obras de reformas das praças da Ucrânia, e Alfredo Andersen, no bairro Bigorrilho, na tarde desta segunda-feira (6/5). Os serviços são executados por empresas contratadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e devem ser concluídas até o final deste ano. 

Os investimentos da Prefeitura de Curitiba ultrapassam os R$ 5,5 milhões nas duas obras. O prefeito Rafael Greca explicou que os serviços vão melhorar a acessibilidade nas praças, além de renovar as áreas de lazer nestes importantes pontos da cidade. Na Praça da Ucrânia, o piso terá ladrilhos relembrando os bordados de ponto de cruz.

“Esses elementos são para lembrar da tradição ucraniana. O percurso vai levar até a estátua do poeta ucraniano Taras Shevchenko”, disse o prefeito Rafael Greca, ao lado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel também lembrou sobre os eventos gastronômicos e culturais que acontecem na Praça da Ucrânia. “Aqui acontecem as feirinhas de sexta-feira, que até as obras serem concluídas estão na Praça 29 de Março. Aqui também é um ponto tradicional para troca de figurinhas dos álbuns da Copa do Mundo”, disse Eduardo Pimentel.

Depois da vistoria na Praça da Ucrânia, o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel foram ver como estão o andamento das obras de revitalização da Praça Alfredo Andersen. 

“Nós vamos plotar vários painéis evocando a história e a magnífica obra do pintor da paisagem paranaense, o primeiro pintor clássico radicado no Paraná, o Alfredo Andersen. A ideia é colocar painéis com as paisagens do Andersen na praça e também áreas de lazer para as famílias e crianças que se servem do benemérito Hospital Evangélico Mackenzie. Assim melhora Curitiba”, afirmou Greca.

Praça da Ucrânia

Situada à Rua Capitão Souza Franco com a Rua Padre Anchieta, no Bigorrilho, Regional Matriz, a Praça da Ucrânia vai receber uma obra completa de revitalização.

O  projeto prevê pisos novos e acessíveis de tema Bordado Ucraniano além da instalação de bancos e floreiras. Também serão feitas áreas de estar para a população com pergolado de tema Bordado Ucraniano e um parquinho com piso emborrachado para acessibilidade e brinquedos novos – trepa-trepa, morrinhos com escorregador e túnel, domo geodésico, gira-gira acessível e balanço.

As obras contemplam ainda rampas de acessibilidade nas esquinas, iluminação pública nova e nova infraestrutura para a feira gastronômica.

A praça terá o mesmo nível, ao invés de uma escada no meio, como era no formato original. O piso plano será também mais reforçado para receber as estruturas da tradicional feira noturna e feira de orgânicos que acontecem no local. 

Praça Alfredo Andersen

A Praça Alfredo Andersen, na Rua Capitão Souza Franco com Rua Augusto Stellfeld, está recebendo pisos novos e acessíveis.

Entre as novidades estarão bancos de praça com encosto (ferro fundido e madeira), banco de concreto escultural e funcional. Também será instalado o busto em homenagem ao artista Alfredo Andersen.

O parquinho será revestido com piso emborrachado para acessibilidade e brinquedos novos – pula-pula, cesto giratório, morrinhos com escorregador e túnel, domo geodésico, ponte de madeira, escada, escorregador, escalada, gangorra e trepa-trepa. Haverá ainda plantio de grama e instalação de rampas de acessibilidade nas esquinas.

Presenças

Também acompanharam as vistorias o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; engenheiros, arquitetos e servidores do Meio Ambiente e das empresas contratadas.