Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Autor premiado apresenta livro na Assessoria de Diversidade da Prefeitura de Curitiba

Fernando Ruthes (à dir.) e Brunow Camman, autor de “O Último Dia do Amor”. Foto: Divulgação

Primeiro romance do escritor, ator e jornalista curitibano Brunow Camman, “O Último Dia do Amor” fala de relações familiares, isolamento e aceitação, num cenário de ambiente polarizado que solapa direitos da pluralidade e da diversidade.

A obra venceu o Prêmio Caio Fernando Abreu, um dos mais representativos da área LGBTIA+ do país, ligado ao Festival Mix Brasil.

O prêmio, obtido em 2021, garantiu a publicação do romance, que foi lançado no final de novembro passado pela editora Reformatório. A obra foi apresentada nesta segunda-feira (19/12) na sede da Assessoria de Direitos Humanos – Diversidade Sexual.

 

“A arte é uma forma nobre de fazer as pessoas repensarem atitudes, se colocarem no lugar do outro e entenderem suas dores”, diz Camman, curitibano que vive no Cristo Rei.

 

Segundo ele, a história do livro usa muitos elementos que tratam da ameaça a direitos e do papel da família, que considera central nas questões LGBTIA+.

Assessor de Diversidade da Prefeitura, Fernando Ruthes destaca que o trabalho da Assessoria municipal é justamente contribuir, por meio de políticas públicas, para que direitos constitucionais sejam cumpridos sem preconceitos ou discriminações decorrentes da orientação sexual das pessoas.

Segundo ele, o prêmio nacional obtido por um curitibano é representativo da qualidade do debate que pode ser desenvolvido na capital em prol de uma sociedade mais harmônica. “A cultura sempre foi uma boa forma de trabalhar temas complexos”, diz ele.