Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Preservar a memória

Auto da Independência em Curitiba ensina a história do Brasil fora da sala de aula

Apresentação do Auto da Independência na Rua da Cidadania Boqueirão contou com a presença de diversas autoridades e alunos das escolas municipais Dr. Guilherme Braga, Maria Marli Piovezan, Castro, Leonor Castellano, Rolândia, Jardim Europa e Guilherme Butler - Curitiba, 06/09/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O encerramento das apresentações do Auto da Independência nesta quarta-feira (6/9), na Rua da Cidadania Boqueirão, levou conhecimento lúdico e pedagógico sobre a história do Brasil para mais de 400 estudantes de 8 a 10 anos de escolas municipais das regionais Boqueirão e Cajuru.

Diferente da didática convencional das salas de aula e dos livros, as crianças assistiram, como atividade complementar de aprendizado, à peça com momentos marcantes da história protagonizados por personalidades nobres e importantes do Brasil, com música da Banda Lyra Curitibana e a descontração do ator Douglas Perez, que interpretou o personagem Curitibinha.

Professores, comunidade e autoridades da cidade acompanharam a apresentação, entre eles o prefeito em exercício Marcelo Fachinello, que destacou o valor cultural, cívico e educativo do espetáculo para preservar a memória da história do Brasil, principalmente, entre as crianças e as futuras gerações.

“Temos que manter a nossa independência no dia a dia, principalmente para que a nossas crianças possam nascer e crescer em liberdade. Vocês, crianças, são o futuro do nosso país e precisam seguir com essa mesma liberdade e democracia conquistada ao longo da história”, disse.

 

Estímulo educativo

A professora Daiane Braga, da Escola Municipal Jardim Europa, também reforçou a importância do evento para estimular o interesse e a criatividade das crianças sobre a história e a independência do Brasil, com toda a atmosfera lúdica e pedagógica criada fora de sala de aula, com a apresentação Auto da Independência.

“Essa é uma oportunidade para as crianças assimilarem o conhecimento sobre a história do Brasil, compreenderem o valor cultural desse momento tão importante para o país e para o nosso futuro também”, destacou.

O aluno Davi dos Santos de Oliveira, de 9 anos, reforçou essa ideia ao afirmar que o espetáculo ensina com pura diversão. “Eu estou aprendendo com alegria, brincando e cantando com meus colegas.”

Música e ensino

O encerramento do espetáculo Auto da Independência foi embalado pelo ritmo, sonoridade e swing da tradicional Banda Lyra Curitibana. Trompetista e integrante do grupo formado por 17 instrumentistas, Egon Diego destacou a importância da apresentação voltada para os estudantes.

“Eu considero o melhor trabalho de todos quando nos apresentamos para as crianças e esse evento, o Auto da Independência, é muito especial”, disse. Segundo Diego, a Banda Lyra também faz um trabalho didático nas escolas da rede pública, com exibições especiais e ensino sobre instrumentos musicais.

Escolas e autoridades

O último Auto da Independência antes do Desfile da Independência no Centro Cívico, nesta quinta (7/9), às 9h, contou com a presença de alunos das escolas municipais Dr. Guilherme Braga, Maria Marli Piovezan, Castro, Leonor Castellano, Rolândia, Jardim Europa e Guilherme Butler.

Entre as autoridades, participaram ainda a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; os administradores regionais Ricardo Dias (Boqueirão) e Narciso Doro (Cajuru); e os vereadores Sargento Tânia Guerreiro e João da 5 Irmãos.

Em alta