Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 331 anos

Auto da Fundação de Curitiba encanta curitibanos no Passeio Público

Apresentação do Auto da fundação de Curitiba alusivo ao aniversário de 331 anos da cidade, no Passeio Publico - Curitiba, 28/03/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O Passeio Público recebeu, na noite desta quinta-feira (28/3), às vésperas do aniversário de 331 de Curitiba, a encenação Evocação para Curitiba sobre a história da fundação da capital paranaense. Em uma agradável noite de outono, o espetáculo a céu aberto encantou o público com cultura, tradições e música.  

“Gostei bastante. É bem legal ver teatro aqui. Gostei que cantaram o hino da cidade” disse o estudante João Alexandre, 9 anos.

O curitibinha acompanhou a encenação ao lado do irmão, André, 13 anos, levados pela mãe, a técnica de Saúde Bucal, Claudia Lopes, 40 anos.

O espetáculo musical aproveitou a paisagem do Passeio Público como cenário, sobre a ponte e na Ilha das Ilusões, iluminados especialmente para a encenação. O público assistiu à beira do lago, no deque.

Mais apresentações 

Os curitibanos terão, ainda, outras oportunidades de prestigiar a encenação que narra a história da capital paranaense: de sexta-feira (a domingo 29/3) a domingo (31/3), às 19h30. No domingo, ao meio-dia, a apresentação será no Memorial de Curitiba. Todas as sessões são gratuitas.

A apresentação narra a presença dos primeiros índios que passavam pela região onde depois nasceu a capital do Paraná, no Caminho do Peabiru, relembra a chegada dos primeiros exploradores portugueses e lembrando a formação da Vila de Nossa senhora da Luz dos Pinhais, sem esquecer todos os povos e etnias que formaram o município, que chega aos 331 anos como cidade mais inteligente do mundo.

Para toda a família

O espetáculo foi produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) especialmente para as crianças, que aprendem de forma lúdica o início da história da cidade. 

Mas também encantou os adultos. “Foi bem bonito. É bom trazer as crianças, porque é importante saberem como nasceu a cidade onde moram”, disse Cláudia, que também tirou fotos e gravou trechos da encenação.

Personagens  

Com figurinos de época, 16 atores representam indígenas e colonizadores. A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.  

O espetáculo exibido no Passeio Público é uma versão ampliada da apresentação que foi realizada durante o mês de março nas Ruas da Cidadania.

Serviço: Espetáculo Evocação para Curitiba

Passeio Público – dias 29, 30 e 31 de março, às 19h30

Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79) – dia 31 de março, às 12h. 

Acesso gratuito

 

 

 

 

 

 

Em alta