O Passeio Público recebeu, na noite desta quinta-feira (28/3), às vésperas do aniversário de 331 de Curitiba, a encenação Evocação para Curitiba sobre a história da fundação da capital paranaense. Em uma agradável noite de outono, o espetáculo a céu aberto encantou o público com cultura, tradições e música.
“Gostei bastante. É bem legal ver teatro aqui. Gostei que cantaram o hino da cidade” disse o estudante João Alexandre, 9 anos.
O curitibinha acompanhou a encenação ao lado do irmão, André, 13 anos, levados pela mãe, a técnica de Saúde Bucal, Claudia Lopes, 40 anos.
O espetáculo musical aproveitou a paisagem do Passeio Público como cenário, sobre a ponte e na Ilha das Ilusões, iluminados especialmente para a encenação. O público assistiu à beira do lago, no deque.
Mais apresentações
Os curitibanos terão, ainda, outras oportunidades de prestigiar a encenação que narra a história da capital paranaense: de sexta-feira (a domingo 29/3) a domingo (31/3), às 19h30. No domingo, ao meio-dia, a apresentação será no Memorial de Curitiba. Todas as sessões são gratuitas.
A apresentação narra a presença dos primeiros índios que passavam pela região onde depois nasceu a capital do Paraná, no Caminho do Peabiru, relembra a chegada dos primeiros exploradores portugueses e lembrando a formação da Vila de Nossa senhora da Luz dos Pinhais, sem esquecer todos os povos e etnias que formaram o município, que chega aos 331 anos como cidade mais inteligente do mundo.
Para toda a família
O espetáculo foi produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) especialmente para as crianças, que aprendem de forma lúdica o início da história da cidade.
Mas também encantou os adultos. “Foi bem bonito. É bom trazer as crianças, porque é importante saberem como nasceu a cidade onde moram”, disse Cláudia, que também tirou fotos e gravou trechos da encenação.
Personagens
Com figurinos de época, 16 atores representam indígenas e colonizadores. A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.
O espetáculo exibido no Passeio Público é uma versão ampliada da apresentação que foi realizada durante o mês de março nas Ruas da Cidadania.
Serviço: Espetáculo Evocação para Curitiba
Passeio Público – dias 29, 30 e 31 de março, às 19h30
Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79) – dia 31 de março, às 12h.
Acesso gratuito