Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Aulas de dança de salão movimentam pacientes de unidades de saúde

Samba, sertanejo, bolero, forró e salsa. Esses ritmos têm feito muitos pacientes das unidades básicas João Cândido, São João Del Rey e Xapinhal movimentar o corpo e com isso sair do sedentarismo, melhorando a condição de saúde. As aulas são realizadas duas vezes por semana no Portal do Futuro do Sítio Cercado. Curitiba, 18/03/2014 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Samba, sertanejo, bolero, forró e salsa. Esses ritmos têm feito muitos pacientes das unidades básicas João Cândido, São João Del Rey e Xapinhal movimentar o corpo e com isso sair do sedentarismo, melhorando a condição de saúde. As aulas são realizadas duas vezes por semana no Portal do Futuro do Sítio Cercado.

Por recomendação médica, a aposentada Rosalina da Silva participa há três anos das aulas de dança de salão promovidas pela equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) que atua na unidade básica João Cândido, no Sítio Cercado. “Era muito estressada e vivia doente. Em uma consulta de rotina na unidade básica, o médico me indicou as aulas de dança. Agora tenho alegria em viver”.

Osório Nerotti começou a frequentar as aulas em 2009. “Aqui movimentamos o corpo, fazemos amigos e nos divertimos. Dançar é vida e sou mais feliz aqui”.

A educadora física Letícia Carneiro é a responsável pelas aulas, que reúnem pacientes como atividade complementar ao atendimento nas unidades de saúde. “As aulas começaram para atender um pedido dos médicos e nutricionistas das unidades básicas que indicavam atividade física para os pacientes e muitos não faziam por não gostarem das aulas tradicionais. Com a dança, eles movimentam o corpo, mas acima de tudo, resgatam a auto estima”.

Nas aulas de dança de salão com duração de uma hora, os participantes desenvolvem passos com diversos ritmos. “É uma maneira de mexer o corpo, espantar a tristeza e fazer exercício de uma maneira diferente”, conta Maria de Lurdes, que faz as aulas acompanhadas do marido José Aparecido. “A gente faz ginástica há bastante tempo, mas aqui nos exercitamos sem percebermos e ainda nos divertimos juntos”, ressaltou Aparecido.