Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curso de tecnologia

Aula inaugural do curso gratuito de programação do 1º Empregotech atrai jovens em Curitiba

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, fez a abertura da aula inaugural do curso gratuito de programação do 1º Empregotech, no Salão de Atos do Parque Barigui. Curitiba, 28/05/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Jovens interessados em ingressar no mundo da programação lotaram o auditório do Salão de Atos do Parque Barigui para a aula inaugural da turma 2024 do 1º Empregotech. Esta é a quinta edição do programa gratuito da Prefeitura de Curitiba que oferece um curso básico de programação de computadores e capacita adolescentes e jovens de 16 a 29 anos para o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel deu as boas-vindas ao grupo e desejou sucesso a todos.

“É uma alegria poder participar do início de mais uma turma do 1º Empregotech, que é um dos grandes programas que Curitiba tem hoje. Parabenizo cada um por tomar essa decisão importante que vai refletir na carreira de vocês em um futuro próximo”, disse.

Ao lado da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, Eduardo Pimentel destacou que o primeiro passo da dignidade de uma pessoa é o trabalho, e que todos os jovens inscritos têm no 1º Empregotech a oportunidade de se profissionalizar na área de tecnologia e inovação, que oferece muitas vagas de emprego.

Integração

A aula inaugural teve o objetivo de garantir o primeiro contato e a integração entre alunos, pais, parceiros e profissionais envolvidos na execução do programa, além de apresentar as principais diretrizes.

O diretor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dieval Guizeline, parceiro do 1º Empregotech, participou da abertura da nova turma e falou da importância do programa para a UFPR, que pode contribuir no seu desenvolvimento. “A Tecnologia da Informação é uma carreira de futuro para uma realidade de hoje e que poderá abrir caminhos para o amanhã”, comentou.

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Luiz Dias Paixão destacou aos estudantes a importância de Curitiba na área de inovação, o que garantiu à capital o prêmio de cidade mais inteligente do mundo. “Curitiba tem hoje 7.500 empresas de tecnologia e três unicórnios (nome dado às startups que são avaliadas em mais de US$ 1 bilhão). “Vocês estão no melhor lugar do mundo para fazer este curso”, disse.  

Durante a aula, os inscritos assistiram às palestras do analista de sistemas do Grupo Boticário, Allan Helfstein, que compartilhou suas experiências no mundo da tecnologia, e do empreendedor e investidor-anjo de startups, Leandro Henrique Souza, curitibano que teve a vida transformada pela educação e pela tecnologia.

O Programa

Criado em 2020, o 1º Empregotech é coordenado pela FAS e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, e está alinhado ao Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba.

Além de qualificar os jovens para as profissões nas áreas da Tecnologia da Informação e da Comunicação, o programa busca revelar talentos para o mercado de tecnologia e aproximá-los das empresas e startups do segmento, promovendo a inserção no mercado de trabalho na área de TI, principalmente na condição de aprendiz.

Para o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, o 1º Empregotech destaca-se por seu compromisso em ampliar as oportunidades de emprego para os participantes. “O programa não apenas promove o desenvolvimento técnico, mas também comportamental dos jovens, elevando assim suas chances de empregabilidade e contribuindo para a redução do desemprego nessa faixa da população”, disse.

É o que buscam as irmãs Amanda e Larissa Pacheco, de 16 e 17 anos, que se inscreveram no 1º Empregotech pensando nas oportunidades de emprego que poderão surgir. “Queremos nos aperfeiçoar para podermos ter mais opções de emprego, e a área de TI oferece muitas chances”, disse Amanda, estudante do 2º ano do ensino médio.

Programação

As aulas do 1º Empregotech serão realizadas de forma online pela plataforma da Head Of Ecosystem & Social Impact At DIO, a partir de 3 de junho, além de visitas guiadas. Durante o curso, que terá 130 horas e encerramento em 30 de agosto, os estudantes aprenderão sobre desenvolvimento de software e linguagens de programação.

Além de formar mais uma turma, o 1º Empregotech também oferecerá em 2024, em parceria com a Agência Curitiba, uma feira de empregabilidade. O evento terá como objetivo conectar empregadores em busca de profissionais com os jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho.

Desde que foi lançado o programa ofertou 3.200 vagas para jovens que buscam qualificação e oportunidades de emprego na área de tecnologia.

Presenças

Participaram também do evento o responsável pelo 1º Empregotech na Head Of Ecosystem & Social Impact  At DIO, Victor Haruo, que deu boas-vindas ao grupo por meio de vídeo, em função da empresa estar sediada em São Paulo, além do represente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), Juliano de Moraes Santos.

E, ainda o diretor geral do HotMilk - Ecossistema de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Marcelo Moura, o gerente do Fab Lab Curitiba da FAS, Cleverson de Campos Fuzeti, e o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Mauricio Gonçalves Pimentel.