Os Planos Setoriais, ajustados aos princípios, diretrizes e objetivos previstos no Plano Diretor de Curitiba, foram levados à apreciação popular e ao recebimento de sugestões em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (17/8), no auditório de Orgânicos do Mercado Municipal. Os planos têm como destaques a inclusão social, a inovação e a orientação de projetos e ações alinhadas às mudanças climáticas.
“Cumprimos mais uma etapa de alinhamento do planejamento ao Plano Maior de nossa cidade. Uma etapa de muito trabalho orientada pela gestão do prefeito Rafael Greca com vistas à qualidade de vida dos curitibanos e a uma cidade ainda melhor para todos”, afirmou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, ao abrir a reunião pública.
Duzentas e dez pessoas estiveram na audiência, organizada pelo Ippuc, em que foram apresentados os Planos Setoriais de Mobilidade; Habitação e Regularização Fundiária; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Ambiental e de Conservação da Biodiversidade e Defesa Social e Defesa Civil. O Plano de Saneamento Básico já foi revisado e aprovado, em 2017. As contribuições entregues por escrito na reunião serão tabuladas, avaliadas e sendo viáveis e pertinentes incluídas aos planos.
O canal de contribuições para os Planos Setoriais continua aberto até 2 de setembro no site do Ippuc, onde podem ser consultados as minutas e os diagnósticos que embasaram as propostas e outros materiais relacionados.
A apresentação à consulta popular e a incorporação de sugestões segue o rito legal e completa o processo de apreciação dos Planos Setoriais antes da sua promulgação por ato administrativo para que possam ser previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano seguinte.
Participação
Presente ao evento, o vereador Oscalino do Povo, representante do Legislativo no Conselho da Cidade, ressaltou a importância da participação dos cidadãos na elaboração de propostas para a cidade.
“É muito gratificante estarmos aqui por uma Curitiba melhor. Tenho participado do Concitiba e visto as importantes contribuições de representantes da sociedade organizada e de movimentos sociais feitas à nossa cidade”, reforçou o parlamentar.
A representante do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná no Concitiba, Janaína Chudzik, falou do trabalho de elaboração e avaliação propostas aos Planos Setoriais que vem sendo feito desde 2017, com a participação dos conselheiros e técnicos do Ippuc.
“Como conselheiros, chegamos no final de mais uma fase do trabalho de complementação do Plano Diretor. Nossa função é contribuir e dar legitimidade a este processo. É uma grande oportunidade poder apresentar propostas que serão agentes de transformação da nossa cidade”, disse Janaína.
O conselheiro Mauro da Costa, representante da Associação de Moradores do Conjunto Saturno, elogiou a grande participação na audiência pública.
“Temos responsabilidade sobre o que está acontecendo e com o que venha a acontecer. É importante que essa casa esteja cheia hoje. Fizemos a nossa parte e creio que o encaminhamento será importante para coroar o nosso trabalho”, frisou Costa.
LEIA MAIS