Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Referência internacional

Atualização do planejamento de Curitiba é pauta de artigo para o Japão

Keiro Hattori foi recebido no Ippuc pelos arquitetos Daniele Moraes, da Assessoria de Relações Externas; Mauro Magnabosco e Daniela Tahira, responsáveis pelo projeto do Caximba. Foto: Fabio Decolin

A evolução e a atualização do planejamento urbano de Curitiba nos últimos 25 anos são pautas para novo artigo do professor e pesquisador na Universidade de Ryukoku, em Kyoto, no Japão, Keiro Hattori.

Apaixonado pela capital paranaense, Hattori é também planejador urbano e autor do livro Curitiba, Human Oriented City, publicado em 2004, e referência para outras publicações internacionais sobre a cidade. Ele também já foi responsável por diversos estudos de campo com a vinda de estudantes japoneses para Curitiba.

Em visita ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta sexta-feira (3/3), o professor assistiu a apresentações dos novos projetos em desenvolvimento e sobre o alinhamento do planejamento urbano para o desenvolvimento ordenado, sustentável e a mitigação das mudanças climáticas.

No Ippuc, Hattori conheceu detalhes dos projetos de renovação urbana, como a Rua Completa da Voluntários da Pátria e o Cine Passeio; as intervenções estruturantes na área da mobilidade com os projetos do Inter 2 e das linhas-diretas Leste-Oeste e Norte-Sul; e o Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, alinhado ao PlanClima e a maior intervenção socioambiental da história recente da cidade.

As apresentações foram feitas pelos arquitetos Daniele Moraes, da Assessoria de Relações Externas; Mauro Magnabosco e Daniela Tahira, responsáveis pelo projeto do Caximba.

Paixão por Curitiba

“A primeira vez que ouvi falar de Curitiba foi em 1993, quando estudava na Universidade de Berkeley, na Califórnia”, diz Hattori.

Em Berkeley completou mestrado em Urbanismo, Ordenamento do Território e Arquitetura Paisagística, tendo tido como professores o urbanista Allan Jacobs, hoje Professor Emérito de Planejamento Urbano e Regional. Segundo Keiro Hattori, não apenas Jacobs, mas também outros professores destacavam o planejamento urbano de Curitiba como referência.

Terminado o mestrado em 1996, o estudioso japonês fez sua primeira viagem a Curitiba em 1997. De lá para cá foram muitas vindas à cidade, tendo sido a última, em 2016.

Atualmente professor na Universidade de Ryukoku, Hattori também lecionou na Faculdade de Economia em Meiji Gakuin Universidade, Tóquio, Japão. Foi planejador municipal e regional, licenciado desde 2002. É doutor em Estudos Políticos pela Kwansei Gakuin Universidade e tem Mestrado em Urbanismo e Ordenamento do Território e Arquitetura Paisagística pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É também formado pela Universidade de Tóquio com bacharelado em Engenharia Civil. Suas publicações incluem livros e reportagens, como “Curitiba, Human Oriented City” (2004), “Cidade Planejamento para Adolescentes” (2013). Nasceu em Tóquio, em 1963. O site pessoal do professor é https://www.hattorikeiro.com/ em japonês, com opção para inglês.