No último fim de semana, resultados importantes foram conquistados por atletas apoiados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.
Em Fortaleza, cinco alunos da equipe Real Samuray, escola de taekwondo que treina no Centro de Esportes Avelino Vieira da Prefeitura, disputaram o Campeonato Brasileiro que teve a participação de 1.886 atletas de 26 estados. Quatro deles estiveram no podium para receber três medalhas de ouro e uma de bronze.
O técnico incentivado pela Prefeitura de Curitiba Regiano Alves e os atletas Bruno Marcio de Souza Gomes, 20 anos (adulto até 68 kg), Davi Fabrim, 15 anos (juvenil até 55 kg) e Claiton Medina, 47 anos (master 3 até 63 kg) foram campeões nacionais. Bruna Alves dos Santos, 18 anos, também incentivada pela Prefeitura, ganhou o bronze na categoria feminino até 49 kg. Emanuel Fabrim, 17 anos, ficou em 5º lugar categoria juvenil até 63 kg.
A curitibinha Laryssa Novaki Gonçalves, 15 anos, também garantiu o primeiro lugar no campeonato brasileiro. Atleta da Associação Família de Maria e treinada por Juliana Ribeiro, ela garantiu o título nacional na categoria juvenil até 63kg
“Sentimos muito orgulho em ter uma equipe com alunos e mestres excepcionais, tão dedicados, trazendo excelentes resultados para nossa cidade. Isso nos dá a certeza que o programa de incentivo ao esporte da Prefeitura de Curitiba faz a diferença na vida de cada um destes profissionais e destas instituições”, afirmou Carlos Pijak Jr. secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
Esgrima
Esgrimistas incentivados pela lei municipal, Fabrício Lazzarotto, Alexandre Camargo, Pedro Petrich e Leopoldo Gubert participaram no último fim de semana do Torneio Nacional de São Paulo, última prova nacional que fechava o ciclo classificatório para os Jogos Panamericanos.
No pódio, Alexandre ficou com o ouro, Leopoldo com a prata e Pedro Petrich com o bronze, as três primeiras posições do ranking nacional. Assim, três dos quatro curitibanos, conquistaram as vagas do Brasil na Esgrima para os Jogos Panamericanos de Santiago 2023, que acontecem no fim de outubro.
Na rota dos Jogos de Paris, Alexandre Camargo, atleta da Academia Mestre Kato-PR, conquistou o título na espada masculino pela quarta vez consecutiva na temporada e garantiu também classificação para o Pré-Olímpico de 2024.
“Eu vinha focando mais os torneios internacionais, onde fui bem e consegui subir no ranking e agora é trabalhar para ir aos Jogos de Paris. Até o Pré-Olímpico há outras competições, o Sul-Americano, que será em minha casa, Curitiba, o Pan no Chile e também quero ganhar a etapa de Porto Alegre do Torneio Nacional. Depois, volto para a Itália para ficar mais perto do cenário internacional de alto nível, visando uma preparação mais forte”, disse Alexandre Camargo.