No último fim de semana, atletas e treinadores apoiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba conquistaram resultados importantes.
Vitor Tavares, o Vitinho, ganhou bronze na categoria Simples Masculina da classe SH6 no torneio 4 Nações Internacional de Parabadminton 2022, em Dublin, Irlanda. O atleta recentemente assumiu o segundo lugar no ranking mundial do parabadminton.
Vitinho tem 23 anos é atleta paralímpico incentivado pela Prefeitura. Já foi quatro vezes campeão brasileiro (2017, 2018, 2019 e 2021); campeão sul-americano (2021); campeão pan-americano (2018); bronze mundial em 2019 nas categorias Simples Masculina, Dupla Masculina e Dupla Mista; campeão dos Jogos Parapan-americanos de Lima, em 2019; e campeão do Brazil Para-Badminton International 2020.
Ginástica Artística
No Rio de Janeiro, neste fim de semana, as atletas Carolyne Mercer Winche Pedro, de 22 anos, e Julia das Neves Botega Soares, de 16 anos, além da técnica Iryna Yashenko, ajudaram a seleção brasileira a conquistar, pela primeira vez, o Pan-americano adulto de ginástica artística.
As três fazem parte do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), que também é apoiado pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. O programa prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para serem investidos diretamente em projetos esportivos.
Programa
Atletas, paratletas, profissionais em Educação Física no segmento Educação e entidades esportivas sem fins lucrativos com residência fixa e comprovada no município de Curitiba podem solicitar recursos da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Os recursos são destinados a despesas com competições, viagens, alimentação, hospedagem e material esportivo.
“Essas conquistas do fim de semana são mais uma amostra de que o Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba traz resultados”, afirmou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.