Atleta incentivado pela Prefeitura de Curitiba, Gustavo de Almeida, 16 anos, foi campeão na categoria júnior com a seleção brasileira da Copa Davis de Tênis, no sábado (5/11), em Antalya, na Turquia.
No mesmo dia, Vitor Tavares, o Vitinho, também incentivado pela Prefeitura, fez história no Mundial de Parabadminton 2022, mais importante competição da modalidade, disputada no Japão. Ele teve a melhor performance de um paratleta brasileiro na história deste esporte.
Resultado inédito para o Brasil
A equipe formada pelo paranaense Gustavo de Almeida, o fluminense João Fonseca e o mineiro Pedro Rodrigues garantiu o melhor resultado do Brasil na história da competição, que é realizada desde 1985.
“A Copa Davis é um dos mais importantes torneios do mundo e ver um atleta incentivado pela Prefeitura fazer parte da equipe que conquistou pela primeira vez a competição para o Brasil nos enche de orgulho”, disse o prefeito Rafael Greca.
Gustavo é do interior do Paraná e desde 2018 treina no Instituto Ícaro, instituição também incentivada pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.
Parabadminton
Vitor Tavares ganhou medalha de bronze na disputa simples da classe SH-6 e a prata na disputa em dupla ao lado do norte-americano Miles Krajewski. A disputa do ouro pela dupla do atleta curitibano foi a primeira participação do Brasil em uma final da competição. Vitinho e Miles enfrentaram a dupla formada pelo tailandês Natthapong Meechai e o sul-coreano Lee Daesung.
Vititinho é o 3º colocado no ranking internacional da Federação Mundial de Badminton (BWF), na disputa individual masculina, e enfrentou na semifinal individual o inglês Jack Shepard, três vezes campeão mundial, que acabou superando o brasileiro.
“Parabéns ao Vitor e ao Italo, seu técnico. São resultados como estes que nos enchem de orgulho e motivação para continuarmos com os investimentos e com o trabalho do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba”, disse Greca.
Futebol Sete
As meninas do Futebol Sete também fizeram bonito no fim de semana. Em Vitória (ES), a Equipe Forte, incentivada pela Prefeitura de Curitiba, garantiu o vice-campeonato do Brasileiro da modalidade. Na final, elas empataram no tempo normal e acabaram sendo derrotadas por 2x1 no shootout para o Estanciano de Sergipe, que ficou com o título.
Eli, atacante da equipe de Curitiba, também foi premiada com o troféu de artilheira da competição por ter marcado sete gols.