Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte

Atletas curitibanos da orientação conquistam resultados importantes

Atletas curitibanos da orientação conquistam resultados importantes. Foto: Divulgação

Atletas curitibanos conquistaram posições importantes em seis competições internacionais de Orientação realizadas simultaneamente nas cidades de Foz do Iguaçu e Medianeira, no Paraná e também na Ciudad Del Este, no Paraguai. 

A Orientação é um esporte que consiste em percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, onde o atleta tem que passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controle) descritos em um mapa, dado a cada concorrente. O atleta pode utilizar apenas o mapa e uma bússola para se orientar.

Aproximadamente 600 atletas vindos dos países das Américas do Sul e Norte, além da Europa e Ásia disputaram o Campeonato Sul-americano Elite de Orientação, o Campeonato Sul-americano Júnior de Orientação, o Campeonato Sul-americano Juvenil de Orientação, a Copa dos Países Latinos de Orientação, Campeonato Sul-americano Master de Orientação e o Campeonato Sul-americano Aberto de Orientação.

Curitibanos brilham

Durante os 4 dias de provas os competidores realizaram 4 percursos: revezamento, longo Floresta, média floresta e sprint.  Um dos destaques foi a equipe "Anjos da Natureza”, equipe de Desempenho do Esporte Orientação de Curitiba que conquistou o 2 ° lugar na prova de revezamento na categoria júnior.  No Campeonato Sul-americano de Orientação Júnior nas provas longa e média na floresta na categoria elite e com reconhecimento da IOF (International Orienteering Federation).

Os atletas de Curitiba, que são incentivados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, também garantiram resultados expressivos: Leonardo Fernando Camargo Sintz ficou com o 7° lugar no percurso longo; no médio: 4°lugar; e no sprint: 7° lugar. Já Virgílio Marsola Costa ficou com o 8° lugar percurso longo; médio 6°lugar, e Sprint 9° lugar ambos na categoria 16 anos.

Já no Campeonato Sulamericano de Orientação Open, Bruno Antônio Danker lachovski e Roberto conquistaram nas provas floresta o 4° lugar, e no sprint: 2° lugar na categoria 18 anos "muito difícil".

Davi Meduna Zen também obteve o quarto lugar na prova Floresta. Ele ficou também em segundo lugar na categoria Sprint e teve a segunda colocação também na categoria 14 anos "muito difícil". Já Rayssa Camargo Sintz conquistou nas provas Floresta terceiro lugar; primeiro lugar na Sprint e primeiro lugar na categoria 14 anos "muito difícil".

Destaque 

O Clube de Orientação Gralha Azul, de Curitiba, clube também agraciado pelo Programa de Incentivo ao Esporte, foi o que obteve o maior número de participantes no Sulamericano e contou também com excelentes resultados.
Na prova de revezamento obteve três primeiros lugares, três segundos lugares, um terceiro lugar e dois quarto lugares .
Nas provas individuais muitos atletas foram bem premiados:

Na categoria Masc 12 anos A, Bernardo L. B. Rempel foi campeão no percursos Longo e médio e 3° lugar no Sprint. Na categoria 14 anos fem A, Helena Roniak dos Santos foi campeã no Percurso Longo, campeã no Percurso Médio e 4° lugar Sprint.

Já na categoria 16 anos masc Elite: Nicolas T. Tuyama foi campeão nos percursos Longo, Médio e Sprint. Na categoria 16 anos fem Elite, Gabriela N. Bandeira conquistou o 2° lugar Percurso Longo, foi campeã  no Percurso Médio e 3° lugar Sprint . Na categoria 18 anos masc Elite, Rafael Nabosny garantiu o 3° lugar no Percurso Longo, 5° lugar no Percurso Médio e 3° Lugar no Sprint

Na categoria 18 anos fem Elite,  Maria Clara F. Rezende se sagrou campeã no Percurso Longo, 2° lugar no Percurso Médio, 5° lugar no Sprint. Na categoria 18 anos fem A, Bianca Moreira da Cruz chegou em 2° lugar no Percurso Longo, 4° lugar no Percurso Médio e foi campeã Sprint

Muita capacidade física

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr., parabenizou o bom desempenho dos curitibanos e ressaltou a importância da modalidade de Orientação.

“Apesar de ser um esporte pouco difundido no Brasil, a Orientação é uma das modalidades mais antigas do mundo e o número de praticantes cresce a cada dia. Aqui em Curitiba nós buscamos estimular as crianças a participar e conhecer todo diferentes práticas esportivas, que é uma das diretrizes da administração municipal”, explicou.

Para percorrer o trajeto em menor tempo possível é necessário muita capacidade física dos participantes, treinamento de leitura do mapa e rapidez em se orientar utilizando técnicas que são adquiridas com a experiência, além da capacidade de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

A corrida de orientação, esporte praticado na natureza e que, em Curitiba, está entre as modalidades oferecidas gratuitamente pelo programa Escola+Esporte=10, da Prefeitura de Curitiba.