Nesta sexta-feira (14/7), paratletas curitibanos com deficiência visual viveram Curitiba mais detalhadamente. O grupo faz parte do Projeto Maestro da Bola e foi acompanhado por uma guia turística e representantes do Departamento da Pessoa com Deficiência de Curitiba, do Instituto Municipal de Turismo e do FabLab para participar da vivência sensorial proporcionada pelo projeto Curta Curitiba Na Palma da Mão.
O passeio se iniciou no Jardim Botânico e passou pelo Passeio Público e pela Torre Panorâmica. Só ficou completo com as miniaturas tridimensionais dos respectivos pontos turísticos, do projeto Curta Curitiba na Palma da Mão, e as audiodescrição contida em QR Code sob cada uma delas. No Jardim Botânico, além da miniatura, os participantes tocaram as plantas e passearam pelo local, ouvindo as explicações da guia e os sons da natureza.
Uma das jogadoras do Maestro da Bola, Lucineia da Silva Ferreira, de 46 anos, mora em Curitiba há um ano e meio e já tinha visitado o Jardim Botânico três vezes. Dessa vez, porém, sua experiência foi totalmente diferente: ficou maravilhada com os detalhes e as sensações do passeio.
“Eu amei, hoje eu realmente conheci o Jardim Botânico, nunca tinha entrado na Estufa e, com a maquete, pude ter noção do tamanho e de como é. O passeio com a guia foi maravilhoso. Para mim, a empatia e acessibilidade que encontrei aqui em Curitiba é coisa de primeiro mundo”, relata Lucineia.
Turismo é direito de todos
Tornar Curitiba mais inclusiva é um dos 10 eixos do Instituto Municipal de Turismo e uma das principais preocupações da gestão Rafael Greca, por meio do projeto de Destino Turístico Inteligente. O analista de Turismo responsável pela implantação da metodologia de Destino de Turismo Inteligente, Wellington Medeiros, comenta que as miniaturas e o passeio se somam às estratégias de evolução da cidade neste meio. “Essa ação é uma forma de incluir as pessoas no turismo. Nossa intenção é tornar esse projeto contínuo e expandi-lo, para possibilitar que todas as pessoas possam ver com as mãos o que nós vemos com os olhos”, comenta.
Curta Curitiba na Palma da Mão
As miniaturas dos cartões postais curitibanos são resultado do projeto “Curta Curitiba Na Palma da Mão”, uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo (IMT), o Fab Lab da Fundação de Ação Social e o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Por enquanto, cinco atrativos curitibanos já foram adaptados em recursos táteis-auditivos retornáveis. São eles a Estufa do Jardim Botânico, o Portal do Passeio Público, a Torre Panorâmica, a Fachada da Casa Mila (Bosque Alemão), o Teatro do Paiol, e o Museu Oscar Niemeyer ou Museu do Olho.
O projeto e o desenvolvimento das peças foi feito pelo FabLab de Curitiba. O gerente do equipamento, Cleverson de Campos Fuzeti, acompanhou o passeio. “É legal vivenciar com eles esse projeto que a gente ajudou a desenvolver, e com o feedback conseguimos adaptar e criar da melhor forma possível. Ouvir esse retorno positivo é gratificante, é um gás para fazermos cada mais”, relatou.
Maestro da Bola
O grupo que visitou os três pontos turísticos é formado por pessoas com deficiência visual do projeto Maestro da Bola, que promove a inclusão social por meio do esporte. São paratletas que praticam Goalbol e Futebol. “Esse momento é muito importante para nós como time. Sair da rotina, passear com o pessoal, é super especial. Todos toparam na hora”, comenta a pedagoga do projeto, Adriana Rodrigues Magalhães.
Participante do Maestro da Bola e cega de nascença, a curitibana Sonia Maria Miscovski, de 50 anos, finalmente pôde conhecer a cidade onde mora, e era só sorrisos. “Essa oportunidade é muito importante para todos nós. Pegar, tocar e sentir os pontos da cidade é incrível, a gente sente o carinho com que as miniaturas foram feitas. Esse passeio significou muito para mim”, comenta Sonia.
Como emprestar?
As Miniaturas 3D de atrativos turísticos do Curitiba na Palma da Mão podem ser emprestadas por cegos, amigos e familiares e por guias turísticos. Basta solicitar os kits no site do IMT e retirar em um dos seguintes locais:
Palacete Wolf, Praça Garibaldi, 07 – Setor Histórico
Centro de Atendimento ao Turista no Jardim Botânico - Localização: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico
Torre Panorâmica de Curitiba - Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 - Mercês
Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Rua Schiller, 159 – Cristo Rei