Com apenas 13 anos, a atleta curitibana Maria Joaquina Cavalcanti Reikdal conquistou, nesta quinta-feira (30/9), a medalha de prata no Campeonato Mundial de Patinação Artística. A competição aconteceu na cidade de Assunção, Paraguai.
A mais jovem patinadora da equipe brasileira e primeira medalhista de Curitiba em um Campeonato Mundial de Patinação, competiu na categoria In Line Júnior Individual, com atletas de até 18 anos. Ela terminou a competição na segunda colocação, atrás da italiana Sofia Paronetto, com a patinadora Giuliana Scamarda, da Argentina, na terceira colocação.
Em sua primeira apresentação no dia 29/9 (quarta-feira), na prova de “Short” que conta com uma coreografia mais curta, de aproximadamente 3 minutos, a patinadora de Curitiba ficou na primeira colocação, com 42.78 pontos.
Na quinta-feira (30/9) foi a vez da prova “Long”, com valores maiores de pontuação e duração de até 4 minutos e meio, Maria ficou em segundo lugar, com 60.21 pontos.
Para a classificação final, onde são somadas as duas notas, Maria Joaquina fechou com 102,99 pontos, com a atleta da Itália somando 112.98 pontos e a argentina chegando a 79,19 pontos.
Maria Joaquina treina no Centro Cultural e Esportivo Footwork Patinação e Dança, entidade beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.
O centro cultural e esportivo conta com uma das maiores estruturas do país, instalado em uma área de 1.550 metros quadrados no Campo Comprido, toda equipada para o desenvolvimento das atletas de forma eficiente e segura, seguindo a metodologia da International Skating Union – ISU.