Nesta quarta-feira (19/2), o calçadão da Rua XV ficou movimentado com uma caminhada de mobilização para o combate à dengue. Organizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), a ação reuniu comerciantes, representantes de órgãos públicos e privados, associações de classe, forças de segurança e pessoas que caminhavam pela região central e se juntaram ao grupo.
A secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, acompanhou o presidente da ACP, Antonio Deggerone, e agradeceu a parceria.
Tatiane Filipak, secretária Municipal da Saúde.
“A dengue é multifatorial e nós precisamos pensar em estratégias que vão além do cuidado com a saúde. É a eliminação do foco de água parada, é o cuidado com o seu quintal, é o uso do repelente. A ação da ACP nos fortalece, porque amplia nossa capacidade de divulgar informações à população”, declarou Tatiane Filipak
Segundo o presidente da ACP, Antonio Deggerone, a campanha “Todos contra a Dengue: a mudança começa por você” une o comércio em prol da conscientização para evitar a proliferação da doença.
Antonio Deggerone, presidente da ACP.
“A ACP está sempre integrada aos movimentos da sociedade, procurando levar informações para que as famílias, os empresários e toda comunidade tenham qualidade de vida. Neste momento em que há risco de aumento de casos de dengue, incentivamos que todos se coloquem à disposição para conscientizar parentes, vizinhos, amigos nessa mobilização contra a doença. Não podemos ficar de braços cruzados”, explicou.
Ações educativas
As equipes da Saúde levaram para o calçadão da Rua XV uma maquete que mostra os pontos da cidade e das casas onde podem existir criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença. Um instrumento utilizado em ações educativas, levado a escolas e associações. Também estavam disponíveis materiais gráficos com orientações sobre o inseto e alertas sobre sinais e sintomas da dengue.
Agentes da Guarda Municipal montaram um pequeno palco de teatro de bonecos para mostrarem, de forma lúdica, o risco de jogar lixo em locais inadequados e alertarem sobre os perigos da doença.
Também participaram da mobilização: a Administradora Regional da Matriz, Ariane Regis Silva; a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Ivana Belmonte; a Subchefe da Polícia Civil do Paraná, Delegada Mônica Meister; a Coordenadora da Câmara Setorial da Saúde da ACP, Malu Gomes; a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Ethelly Feitosa Rodrigues Santos, além de supervisores de distritos sanitários, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, profissionais de segurança do Estado, do Detran-PR e da Guarda Municipal de Curitiba.