Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Curitiba sem Mosquito

Associação Comercial se une à Prefeitura e lança campanha de combate à dengue

Caminhada de mobilização contra a dengue com ACP. Curitiba, 19/02/2025. Foto: Levy Ferreira/SECOM

Nesta quarta-feira (19/2), o calçadão da Rua XV  ficou movimentado com uma caminhada de mobilização para o combate à dengue. Organizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), a ação reuniu comerciantes, representantes de órgãos públicos e privados, associações de classe, forças de segurança e pessoas que caminhavam pela região central e se juntaram ao grupo. 

A secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, acompanhou o presidente da ACP, Antonio Deggerone, e agradeceu a parceria.

No preview available
No preview available


Tatiane Filipak, secretária Municipal da Saúde. 

“A dengue é multifatorial e nós precisamos pensar em estratégias que vão além do cuidado com a saúde. É a eliminação do foco de água parada, é o cuidado com o seu quintal, é o uso do repelente. A ação da ACP nos fortalece, porque amplia nossa capacidade de divulgar informações à população”, declarou Tatiane Filipak

Segundo o presidente da ACP, Antonio Deggerone, a campanha “Todos contra a Dengue: a mudança começa por você” une o comércio em prol da conscientização para evitar a proliferação da doença.


No preview available
No preview available


Antonio Deggerone, presidente da ACP. 

“A ACP está sempre integrada aos movimentos da sociedade, procurando levar informações para que as famílias, os empresários e toda comunidade tenham qualidade de vida. Neste momento em que há risco de aumento de casos de dengue, incentivamos que todos se coloquem à disposição para conscientizar parentes, vizinhos, amigos nessa mobilização contra a doença. Não podemos ficar de braços cruzados”, explicou. 

Ações educativas

As equipes da Saúde levaram para o calçadão da Rua XV uma maquete que mostra os pontos da cidade e das casas onde podem existir criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença. Um instrumento utilizado em ações educativas, levado a escolas e associações. Também estavam disponíveis materiais gráficos com orientações sobre o inseto e alertas sobre sinais e sintomas da dengue.

Agentes da Guarda Municipal montaram um pequeno palco de teatro de bonecos para mostrarem, de forma lúdica, o risco de jogar lixo em locais inadequados e alertarem sobre os perigos da doença. 

Também participaram da mobilização: a Administradora Regional da Matriz, Ariane Regis Silva; a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Ivana Belmonte;  a Subchefe da Polícia Civil do Paraná, Delegada Mônica Meister; a Coordenadora da Câmara Setorial da Saúde da ACP, Malu Gomes; a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Ethelly Feitosa Rodrigues Santos, além de supervisores de distritos sanitários, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, profissionais de segurança do Estado, do Detran-PR e da Guarda Municipal de Curitiba.