Dia após dia, o programa Asfalto Novo da Prefeitura de Curitiba avança nos bairros ampliando a extensão das ruas com pavimento de qualidade. A meta de 1.006 quilômetros já alcançada, entre obras executadas ou em andamento, reúne uma diversidade de intervenções que impulsionaram a infraestrutura urbana dos 75 bairros da capital paranaense. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) para atender às particularidades de cada localidade.
"O Asfalto Novo é um compromisso sério com a cidade. Estamos promovendo transformações estruturais significativas em diversos bairros, levando infraestrutura de qualidade a áreas que antes careciam desse desenvolvimento.", diz o prefeito Rafael Greca.
O programa é uma iniciativa que vai além da pavimentação. Parte do sucesso do programa se deve à diversidade de modalidades de intervenção adotadas. As obras são realizadas em três principais frentes, de acordo com as características da via.
Reciclagem do asfalto
A técnica de reciclagem do asfalto consiste na reutilização do material existente na via. O asfalto desgastado é processado e reincorporado à camada de base junto com o cimento, o que proporciona aumento da resistência da nova estrutura. Na sequência, é executada a nova camada asfáltica, finalizando esse processo de revitalização da via, que ajuda a recuperar o pavimento reduzindo os impactos ambientais e otimizando recursos.
Fresa e recape do asfalto
Na modalidade de fresa e recape, a camada desgastada do asfalto é removida para a aplicação de uma nova camada asfáltica. Essa abordagem é ideal para vias com desgastes superficiais que demandam renovação.
Programa Asfalto no Saibro
Em locais onde as ruas ainda são de saibro, sem infraestrutura adequada, o programa realiza a implantação de asfalto. Além da pavimentação, essas vias ganham um completo sistema de drenagem, incluindo bocas de lobo, galerias de água pluvial e meio-fio. Essa abordagem visa proporcionar infraestrutura completa em áreas que carecem de melhorias estruturais.
Etapas das Obras
Cada modalidade de intervenção passa por etapas específicas. A reciclagem do asfalto por exemplo, envolve a retirada, processamento e reaplicação do material. Já na fresa e recape, a remoção da camada antiga é seguida pela aplicação de uma nova superfície. Nas áreas de implantação de asfalto, a criação de infraestrutura completa é realizada em conjunto com a pavimentação.
As escolhas entre essas modalidades dependem das condições específicas de cada via. “A reciclagem é indicada para locais com asfalto desgastado, enquanto a fresa e recape são mais adequados para situações de desgaste superficial. A implantação de asfalto em ruas de saibro é recomendada em áreas sem pavimentação, priorizando a melhoria da infraestrutura urbana.
Controle de qualidade rigoroso
As obras do Asfalto Novo contam com um programa de controle de qualidade rigoroso, assegurando que os padrões e normas estabelecidos sejam plenamente atendidos. O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca a abordagem abrangente do programa.
"Nosso objetivo é atender às necessidades específicas de cada região, buscando soluções que garantam durabilidade, segurança e eficiência. O controle de qualidade é fundamental para assegurar a longevidade das intervenções realizadas." destaca Rodrigues.
Moradores e comerciantes aprovam as intervenções que entre os benefícios melhoram a qualidade de vida das pessoas. Na Rua Padre Francisco Madej, no Jardim Gabineto, no bairro CIC, uma das 1.738 ruas contempladas com o programa, a comunidade comemora a melhoria.
"O asfalto bem cuidado é importante para o desenvolvimento do lugar, mas também influencia no dia a dia das pessoas. O asfalto antigo estava com fissuras, os carros passavam e faziam trepidar o pavimento, tremer as casas. Isso fica no passado, o que é bom demais", conta o farmacêutico Carlos Eloi Papineli, que além de comerciante é morador da região há 44 anos.
A manutenção do asfalto na via foi em 755 metros desde a Amadeo Piotto até o final da rua.
Fiscalização dos serviços
As obras do programa Asfalto Novo são submetidas a um rigoroso processo de fiscalização e controle de qualidade. A Smop coordena as atividades, realizadas por empresas contratadas por meio de licitação pública.
Para evitar irregularidades e assegurar a eficiência e o uso adequado dos recursos públicos, são empregados laboratórios móveis equipados com instrumentos especializados. Esses laboratórios realizam testes e análises in loco, incluindo coleta de amostras, controle granulométrico, teor de ligante, densidade, resistência à compressão e análise da mistura asfáltica, garantindo a conformidade dos materiais com os padrões de qualidade estabelecidos pelas normas técnicas.
O acompanhamento é feito pelos engenheiros fiscais da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip) da Smop, que avaliam minuciosamente todos os elementos da obra para assegurar o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança exigidos.