A sinuosa Estada da Mina do Ouro, na divisa dos bairros Santo Inácio e São Braz, passou por obra da Prefeitura para a requalificação do pavimento e que garantiu mais segurança, conforto, mobilidade e melhorou o fluxo dos motoristas na região. A via é uma das 2.067 intervenções do Programa Asfalto Novo que já garantiu à cidade 1.006 km de obras.
Os serviços de fresagem e reciclagem do asfalto ocorreram em 676 metros de extensão, desde a Rua Brasílio Kowalczuk até a Rodovia BR-277. Além dos moradores e pessoas que circulam pela via, a obra contempla as famílias atendidas no Centro de Educação Infantil (Cmei) Eonides Terezinha Ferreira, localizado no trecho que passou por manutenção.
Os serviços foram coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Moradores Satisfeitos
Bastante movimentada, por servir de ligação entre bairros da Regional de Santa Felicidade, a obra de requalificação da via serviu para que pessoas possam chegar à região com mais facilidade, como conta a comerciante Jocelina Acevedo, de 53 anos, dona do restaurante Sabor do Chefe.
“Antes essa rua era uma confusão, agora ficou muito melhor. Até quem já vinha bastante antes está elogiando o estado atual da via”, relata a comerciante.
Aqueles que moram no trecho também gostaram da obra, explica a moradora Eliane Arantes, de 41 anos: “A obra foi muita tranquila para nós, não atrapalhou em nada e foi tudo muito rápido”, disse Eliane.
Melhor acesso à escola
A requalificação da rua melhorou o acesso ao CMEI Eonides Terezinha Ferreira especialmente nos horários de chegada e saída das crianças.
“Ficou ótimo, realmente estávamos precisando disso. São muitas pessoas passando por aqui por causa da creche, e agora ficou bem mais fácil chegar lá”, completou Eliane.
Para o aposentado Valmir Dias Guerra, 65 anos, o asfalto novo promoveu uma transformação na via. “Ficou excelente, asfalto de qualidade, bem sinalizado, nos deu muita segurança e conforto”, disse Guerra.
Programa Asfalto Novo
Desde 2017, o programa Asfalto Novo já atingiu a meta de 1.006 quilômetros, e chegou aos 75 bairros da cidade, com mais de 2 mil obras. A maior parte das intervenções, 91%, aconteceu em bairros mais distantes do Centro de Curitiba.
O programa é uma iniciativa que vai além da pavimentação. Parte do sucesso do programa se deve à diversidade de modalidades de intervenção adotadas. As obras são realizadas em três principais frentes, de acordo com as características da via.
“São obras que estão ajudando a consolidar a infraestrutura dos bairros. Um importante conjunto de intervenções que promovem mudanças significativas no cotidiano das famílias, permitindo que vivam com maior dignidade a partir de uma via que oferece conforto e segurança ", afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Fiscalização dos serviços
As obras do programa Asfalto Novo são submetidas a um rigoroso processo de fiscalização e controle de qualidade. A Smop coordena as atividades, realizadas por empresas contratadas por meio de licitação pública.
Para evitar irregularidades e assegurar a eficiência e o uso adequado dos recursos públicos, são empregados laboratórios móveis equipados com instrumentos especializados. Esses laboratórios realizam testes e análises in loco, incluindo coleta de amostras, controle granulométrico, teor de ligante, densidade, resistência à compressão e análise da mistura asfáltica, garantindo a conformidade dos materiais com os padrões de qualidade estabelecidos pelas normas técnicas.
O acompanhamento é feito pelos engenheiros fiscais da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip) da Smop, que avaliam minuciosamente todos os elementos da obra para assegurar o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança exigidos.