Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bairros bem cuidados

Asfalto melhora a vida de moradores do Novo Mundo e Capão Raso

Obra de reciclagem do pavimento no bairro Novo Mundo. Na imagem, Leila Terezinha Rodrigues Machado. Curitiba, 15/06/2022. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

Ruas que servem aos moradores dos bairros Novo Mundo e Capão Raso, na abrangência da administração regional Pinheirinho, estão sendo requalificadas pela Prefeitura, recebendo 864 metros de asfalto novo.

Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na reciclagem do pavimento das ruas Evaristo Ângelo Piloto, Marechal Althayr Roszanny, Olintho Vidigal, Eponino Macuco, Joaquim Antônio da Cruz e Luiz Jabonski. 

Asfalto de qualidade

As obras da nova fase do programa estão acontecendo pelo processo de reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade.

Nesta técnica a camada de antipó danificada é removida e o pavimento ganha reforço estrutural. O asfalto antigo, então, é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Depois, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico. A última etapa é a sinalização da via.

“As obras de reciclagem transformam ruas com asfalto primário em vias com asfalto definitivo. A técnica é eficaz e econômica, pois possibilita o asfaltamento de maneira mais rápida”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues. 


“Uma benção”

Na Rua Evaristo Ângelo Piloto, no Novo Mundo, a obra de reciclagem do pavimento acontece em 217 metros da via no trecho compreendido entre a Rua Joaquim Antônio da Cruz e o final de rua.

“Este asfalto é uma benção. Eu moro nessa rua há 30 anos e esta é a primeira vez que foi feita uma reforma de verdade. Ficamos livres dos buracos e agora as crianças podem andar de bicicleta e patinete”, comemorou a moradora Leila Terezinha Rodrigues Machado.

Simultaneamente, há obras em andamento em quatro ruas do Capão Raso. Na Marechal Althayr Roszanny, a melhoria acontece em 96 metros entre a Santa Regina e o fnal de rua. Na Olintho Vidigal, o trecho em obras é de 110 metros entre a Eponino Macuco e a Marechal Althayr Roszanny. 

Problema resolvido

Na Rua Eponino Macuco, as obras compreendem 380 metros entre a Tenente Miguel Afonso Ribeiro Cubas e Avenida Winston Churchill.

“Estamos muito felizes com a chegada do asfalto. Aqui tinha um antipó antigo que esburacava muito facilmente em épocas de chuvas. Felizmente o asfalto chegou e acabou com o problema”, disse o aposentado Luiz Carlos Macedo de Oliveira, 65 anos, que mora há 30 anos na Rua Eponino Macuco.

Em complemento à obra da Evaristo Antônio Piloto, no Novo Mundo, foi feita também a reciclagem de 130 metros das ruas Joaquim Antônio da Cruz e 130 metros da Luiz Jabonski.

O vendedor Reginaldo Pereira de Silva, 39 anos, gostou muito da nova configuração da Luiz Jabonski. “Eu nasci aqui. Esta rua era de saibro, depois foi feita a implantação de antipó, que demandava constantes remendos. Agora ficou excelente. É uma obra para durar pelo menos 20 anos”, avalia.

670 km de asfalto

As obras de reciclagem das quatro ruas fazem parte do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, iniciado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca. Desde então, foram realizadas 1.388 ações de pavimentação em ruas de diferentes bairros. Algumas ruas receberam mais de uma intervenção, em diferentes trechos. São 670 km de asfalto novo na cidade.

LEIA MAIS