Asfalto novo nas ruas, implantação de passarelas metálicas, sete unidades de saúde revitalizadas, manutenção em dia nas praças e ruas mais iluminadas com a instalação de lâmpadas LED são algumas das principais intervenções da Prefeitura nos últimos quatro anos na Regional Bairro Novo.
A região é habitada por 168 mil curitibanos e formada pelos bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará.
Rotas de ônibus asfaltadas
O Programa de Recuperação Viária da Prefeitura levou asfalto novo para 39 ruas da regional, através de requalificação ou implantação de pavimento pelo Programa Asfalto no Saibro.
De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções ocorreram em 29 km de ruas. As melhorias foram realizadas em ruas que são usadas diariamente por milhares de pessoas.
“Conseguimos fazer a requalificação do asfalto nas principais rotas do transporte coletivo. Foi um grande benefício para toda a população do Bairro Novo”, explicou o administrador regional Fernando Wernek.
Estrada do Ganchinho
Um dos principais exemplos disso foram as obras de requalificação do pavimento da Estrada do Ganchinho, ocorridas em 2020 numa extensão de 1.860 metros e investimento de R$ 1,4 milhão.
"Fizemos a pavimentação da histórica Estrada do Ganchinho, ligação do Umbará, com o bairro das olarias, que fica às margens do Rio Iguaçu, na fronteira com São José dos Pinhais. Esta estrada tradicional vai servir a todas as famílias", afirmou o prefeito Rafael Greca.
A Estrada do Ganchinho liga o Umbará a São José dos Pinhais e é uma via de grande importância econômica da região, onde há olarias, madeireiras, lojas de materiais para construção, além de ser corredor do transporte coletivo.
Com a melhoria, os curitibanos e turistas que vão visitar o Parque Lago Azul, no Umbará, encontram um caminho melhor.
Dono de um dos frigoríficos da região, o Frigorífico Sereno, o empresário Gerson Antônio Costa, comemorou o trabalho da Prefeitura.
"Esta é uma das principais vias da região, por aqui passa a matéria-prima de muitos setores para Curitiba e é ligação com São José dos Pinhais. As melhorias vão dar acesso para as pessoas visitarem mais a nossa região e nossos clientes também", disse ele, ao destacar o Parque Lago Azul, localizado na Rua Colomba Merlin, bem perto do trecho que está sendo revitalizado. "É um dos mais visitados de Curitiba."
O vendedor de bebidas Evandro Ricardo Alves diz que do jeito que a rua estava estragava a motocicleta que ele usa para trabalhar.
"O asfalto estragava muito a moto e era perigoso. Acho bom que tenha sido feita a revitalização e que este trabalho está acontecendo em todos os bairros. Esta estrada é usada por quem vem do Sítio Cercado, do Pinheirinho, do Umbará", observou Evandro.
A aposentada Lúcia Machado Maranho, que mora na região há mais de 60 anos, diz que os passageiros da linha de ônibus Ganchinho ganharam muito em conforto. "Do jeito que estava, a gente sacodia muito. Ficou mais confortável para quem anda de ônibus e para quem anda de carro", afirma. A linha Ganchinho transporta mais de 1.100 usuários por dia.
Fim da poeira e lama
O programa Asfalto sobre o Saibro, que está sem implantado em ruas de pavimento primário de Curitiba, mudaram a vida da moradora Edna Santos Barbosa. Ela mora há 16 anos na Rua Pedrina Accordes Costa, Ganchinho, e agora está feliz com a chegada do asfalto.
“Era uma tragédia! Muito pó e lama, principalmente depois que foi aberto um acesso para São José dos Pinhais”, relatou.
Com as obras na rua, Edna está otimista.
“A situação está melhorando. A gente achava que nunca viria o asfalto, mas enfim ele chegou”, disse Edna, aliviada.
Já José Luiz Micheletto (seu Zezo), 75 anos, morador na Rua Antônio Schueda, também no Ganchinho, teve que esperar 54 anos pelo asfalto. Mesmo assim, ele disse que não tem do que se queixar porque a Prefeitura fazia manutenção constante do saibro.
“Quase não tinha barro. O pessoal da Prefeitura sempre passava a máquina e espalhava saibro”, comentou.
Mas com o asfalto ele diz que vai ficar melhor ainda. “Nota 10 para o prefeito Greca. Eu tenho uma outra propriedade na Rua Ernesto Pelanda e a Prefeitura está asfaltando lá também. Tem que tirar o chapéu para o prefeito”, disse seu Zezo.
Travessia segura
Nas proximidades da Rua Etelvina Maria da Silveira Coelho, a Prefeitura implantou uma passarela metálica, com 24 metros, em substituição à antiga ponte de madeira. Agora, os moradores do Sítio Cercado que precisam atravessar sobre o Arroio Boa Vista podem ir e vir com mais segurança
O aposentado Jair Cordeiro, que mora na Rua Etelvina Maria da Silveira Coelho desde 1992, elogiou a nova estrutura.
“Ficou muito bom e mais segura que a passarela de madeira. Muita gente passa aqui todos os dias, é o caminho de professores, pais e alunos da Escola Érico Veríssimo, que fica bem perto”, contou Jair.
Outra passarela metálica moderna e segura foi implantada na Rua Henry Carlos Wekerlin (Sítio Cercado), sobre o Ribeirão dos Padilhas, uma extensão de 34 metros.
Mais médicos e unidades revitalizadas
A Prefeitura também reforçou as ações de atenção à saúde. Para ampliar o atendimento à população pela rede de 12 unidades de saúde e a UPA Sítio Cercado, foram designados mais 13 médicos para a regional.
Além disso, a Unidade de Saúde Umbará II passou por obras de readequação. E o Caps Bairro Novo foi revitalizado, com a troca das janelas de madeira por alumínio (2018).
Outras sete unidades de saúde passaram por revitalização: Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Cercado, e Bairro Novo receberam nova pintura (2019); a Osternack, no Ganchinho, recebeu pintura e grades nas janelas do Espaço Saúde (2019); as grades no Espaço Saúde também foram colocadas na Unidade João Cândido, no Bairro Novo (2019); reforma da cobertura e do Espaço Saúde da unidade São João Del Rey (2019); reforma de readequação do banheiro para pessoa com deficiência na Parigot de Souza, no Sítio Cercado (2019), e troca de caixa d’água na Sambaqui, no Ganchinho (2019).
Ambulatório de DIU
A Prefeitura também implantou Ambulatório do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo e ofertado pelo Sistema Público de Saúde (SUS), na Maternidade Bairro Novo para ajudar as mulheres no planejamento familiar.
A criação do ambulatório é resultado de uma parceria do Distrito Sanitário Bairro Novo, a Maternidade Bairro Novo, e o Programa Rede Mãe Curitibana Vale a Vida. Os objetivos são a melhoria da qualidade do pré-natal, a garantia do acesso ao parto e o planejamento reprodutivo.
Binário melhora o trânsito
A implantação do binário das ruas Ourizona e Nova Aurora melhorou o escoamento do trânsito na região. Antes das mudanças, a Prefeitura fez a revitalização do asfalto das ruas.
Remodelação de praças
As praças Professora Marli Queiroz de Azevedo e Napoleão Côrtes Filho receberam melhorias.
A primeira foi revitalizada, ganhou substituição de alambrado, grama sintética e iluminação de lâmpadas LED. Já a Napoleão Côrtes Filho, recebeu mini arena, para prática de skate, basquete e cancha sintética. O projeto de remodelação contou com a parceria do Governo do Estado.
Além disso, na Praça Lenyr Marés de Souza Cavallin, foi feita substituição de alambrado e implantação de lâmpadas LED.
Ruas iluminadas
Nas ruas do Sítio Cercado, a Prefeitura substitui 5.244 luminárias por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e proporcionam maior claridade. A medida trouxe mais segurança para os moradores transitarem à noite.
Cartão-postal renovado
A Prefeitura também revitalizou o Parque Lago Azul. O local recebeu pintura e substituição de peças de madeira dos decks das passarelas, reforma do playground, churrasqueiras e canchas para a prática esportiva.
O parque também recebeu o Verão Curitiba, com atividades recreativas para toda a família.
Verduras e temperos fresquinhos
A região ganhou uma nova horta: a São João Del Rey, implantada na Rua Otton Cristóvão Cescato, esquina com a Rua Filósofo Huberto Rhoden.
A Horta Comunitária Sambaqui, no Sítio Cercado, passou por revitalização. Os hortelões também receberam orientações de plantio.
A Regional Bairro Novo tem 11 locais produzindo verduras e hortaliças que beneficiam diretamente 940 pessoas.
Refeições saudáveis e baratas
O Sítio cercado abriga um dos cinco restaurantes populares da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar. O objetivo é garantir alimentação saudável a preços baixos. As cinco unidades são frequentadas, diariamente, por 4,7 mil pessoas, que têm acesso a um cardápio balanceado, a R$ 3,00 incluindo sobremesa.
Os locais ficam abertos para almoço de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. O cardápio muda todo dia e é formado sempre por seis itens: arroz, feijão, carne, um acompanhamento, salada e sobremesa.
Novo ônibus
Foi implanta uma nova linha de ônibus interligando os terminais Pinheirinho ao Boqueirão, em substituição as antigas linhas Osternack/Boqueirão e Futurama/ Pinheirinho (2018)
Também foram instalado semáforos em sete cruzamentos em vias de grande movimento na região.
Ensino e espaço maker
Os curitibinhas não foram esquecidos pelo prefeito Rafael Greca. Três unidades de Farol do Saber e Inovação foram entregues à comunidade: Rubem Braga, Cecília Meirelles e Senador Accioly Filho.
A Prefeitura colocou para funcionar sete novos CMEIs na regional: Pedro Claiton Pelanda, Governador Jaime Canet Junior, Jornalista Mussa José de Assis, Ivo Arzua, Eliana Costa, Lili Mochon e Telma Fontoura.
“As crianças do Xapinhal farão muitas brincadeiras aqui e também vão aprender muitas coisas, assim que pandemia passar”, disse o prefeito, durante a inauguração em agosto do CMEI Lili Mochon.
Escola reformada
Já a Escola Municipal CEI Professor José Cavallin passou por reforma completa. Desde que foi fundada em 1981, a escola recebeu a primeira grande reforma na atual gestão. As melhorias incluíram reparos no prédio da educação integral, reforma nos banheiros, acessibilidade e pintura do pátio interno, melhorias no refeitório, troca do forro e mudança dos azulejos na cozinha.
E também foi concluída a remunicipalização do CMEI Umbará. A regional teve aumento de 22% no número de CMEIs, que hoje são 31.
O programa Escola Bem Cuidada já investiu mais de R$ 48 milhões ao todo em unidades da rede desde 2017. Esse montante inclui manutenção predial, novas obras e equipamentos nas dez regionais.
O Programa de Língua Estrangeira foi implantado no currículo de 16 escolas.
Qualificação dos professores
Outra conquista importante foi a abertura do Centro De Desenvolvimento Profissional Maria Olga Mattar para professores ainda em 2017. Ele funciona como uma unidade descentralizada da Educação e irá promover cursos, palestras e capacitações para os professores da Rede Municipal de Ensino.
"O Centro de Desenvolvimento Profissional é uma escola que vai ensinar a ensinar. Que brilhe aqui a luz dos pinhais, a luz de Curitiba e a energia do Bairro Novo", afirmou o prefeito Rafael Greca.
Ele também lembrou que o imóvel utilizado para o Centro Maria Olga Mattar até pouco tempo estava fechado e sem uso.
"Este lugar estava abandonado, completamente destruído, e o encontramos, agora nós o transformamos numa escola", disse Greca.
Acolhimento e formação
Durante a gestão, foi aberto o Centro Pop pela Fundação de Ação Social (FAS) na região para abrigar pessoas em situação de rua. De junho de 2017 a março de 2020 foram contabilizados 139.258 atendimentos.
A FAS também investiu em ações para capacitar jovens para o mercado de trabalho. Pelas oficinas do Mobiliza e do Programa de Formação para o Primeiro Emprego (PPE) passaram 416 adolescentes nos últimos quatros anos
Outro dado importante é que 9.365 pessoas se inscreveram em cursos de qualificação profissional e 461 cursos ofertados para a população no mesmo período.
O posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na Rua da Cidadania, realizou 58.046 atendimentos e as emissões de Carteira de Trabalho chegaram a 12.842.
O apoio a famílias em risco de vulnerabilidade social foi reforçado para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus. A FAS forneceu subsídios alimentares para famílias em situação de risco social em 2020. Na Regional Tatuquara, 3.432 cestas básicas e 1.682 créditos alimentares para serem usados nos Armazéns da Família.
Atividades físicas para todos
A revitalização do Clube da Gente Bairro Novo garantiu à comunidade a prática de atividade física. Com duas piscinas aquecidas (uma semiolímpica e outra para hidroginástica), academia e outros espaços. Desde 2017, foram realizados 7.026 atendimentos gratuitos no clube.
Esporte e lazer em alta
Juntos, os clubes de esporte e lazer Xapinhal, Bairro Novo e Vila Tecnológica, o Clube da Gente Bairro Novo e as atividades na Praça Marli de Queiroz disponibilizaram atividades esportivas a 11.514 pessoas no período de 2017 a 2020.
Cultura nos bairros
Levar aos bairros mais cultura e atividades artísticas foi um marco da gestão. Foi registrada a participação de 16.954 pessoas nos programas culturais na região.
O projeto MusicaR, que oferece aulas gratuitas de musicalização para crianças e adolescentes dos 7 aos 15 anos, teve a participação de 2.184 crianças no período de 2017 a 2020.
Combate às enchentes
Dentro do programa permanente de prevenção às enchentes, o Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, também fez a limpeza do Ribeirão dos Padilhas, em um trecho de 500 metros na altura da Rua Guaçuí, no Ganchinho.
Foram retirados entulhos atirados de forma irregular no leito do rio, favorecendo a sua vazão e evitando enchentes.
Além da limpeza, a Prefeitura também está implantando bacias de detenção no Ribeirão dos Padilhas, uma delas no Parque do Semeador, na rua José Bassa x Rua Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães. Essa intervenção tem a capacidade de 13.300m³ de acumulação de água.
“O alagamento era problema. Antes da implantação da bacia o trabalho da manutenção dos rios já havia amenizado bem a situação. Agora estamos mais tranquilos”, explicou David Alan da Silva, que mora na Rua Coronel Antônio de Azevedo, no Sítio Cercado.
Ossos de vidro
Nas piscinas do Clube da Gente Bairro Novo, a Prefeitura implantou um projeto para crianças portadoras de Osteogênese imperfeita. Quem nasce com esta condição sofre os efeitos de um grupo de doenças hereditárias caracterizadas por ossos frágeis que se quebram com facilidade.
O trabalho realizado na Regional Bairro Novo mudou a rotina dessas crianças. Nas piscinas do clube, os pequenos fazem aulas gratuitas com exercícios específicos para fortalecer a musculatura sem riscos de se machucar.
Conforme o Professor James Mauricio Schade, autor do projeto a ideia surgiu por causa de uma aluna da Escola Municipal Rio Negro, Emanuelle Maria Giroldo, a Manu, que havia fraturado o tornozelo numa aula de balé.
“Manu começou a frequentar a piscina do Clube da Gente após o acidente, acompanhada da mãe, Andréia. Depois de muitas conversas com as duas, decidi montar o projeto para crianças portadora de osteogênese imperfeita e apresentei na Smelj”, explicou o professor James.
A ideia foi encampada e o projeto começou a funcionar em agosto de 2018. Atualmente, 12 crianças de Curitiba e região metropolitana são atendidas em turmas de manhã e tarde, sempre às sextas.