O endereço residencial e profissional da família do aposentado Sebastião Costa, no bairro Alto Boqueirão, está entre as novas ruas pavimentadas de Curitiba. Com 234 metros de extensão, a Rua Mário Colombo acaba de receber a visita da equipe coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e dar adeus ao velho revestimento de saibro.
“Além do novo pavimento em toda a sua extensão, a rua recebeu sistema de drenagem completo, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio do programa Asfalto no Saibro”, explica o secretário da área, Rodrigo Rodrigues. É o que ocorre em todas as vias beneficiadas pelo programa Asfalto no Saibro, criado em 2018 pelo prefeito Rafael Greca.
“Isso aqui estava que era uma buraqueira só. Era a máquina da Prefeitura passar arrumando e esburacar tudo de novo. E eu, que um dia até pensei em voltar pro interior e cheguei a receber oferta pra vender, agora é que não saio mais daqui”, afirma Sebastião, que é de Mamborê, no centro-oeste do Paraná.
Ele chegou a Curitiba para tratamento de saúde mas só volta à cidade natal para visitas. “Aqui a gente criou a nossa família, que está indo para a quarta geração, e montou o nosso negócio”, conta o aposentado, que mora rodeado pelos filhos, netos e pela pequena empresa familiar de confecção de uniformes.
Morar e trabalhar com qualidade
Para a mulher de Sebastião, Antônia Rosa Lopes Costa, a pavimentação da rua traz um outro motivo para comemorar, além do embelezamento da rua. Como o negócio da família passa pelo manuseio de tecidos, a obra significa menos pó também nas peças de tecidos e nas peças que vão sendo costuradas. “Por mais que a gente cuidasse, sempre tinha pó e o jeito era limpar o tempo todo as mesas de corte e costura. Assim, podemos oferecer um trabalho com mais qualidade para os clientes”, diz, orgulhosa.
Antes da Rua Mário Colombo, que fica entre as Ruas Arthur Manoel Iwersen e Nair Ferraz Cazelato, viraram a página do antipó as vizinhas ruas Ivaí e Iporã. Na Rua Ivaí, o asfalto foi implantado em 252 metros entre a Rua Iporã e o Córrego Alto Boqueirão. Já na Iporã, as melhorias alcançaram 256,5 metros entre as Ruas Itapejara do Oeste e Itaúna do Sul.
Na Regional Boqueirão, à qual pertencem os bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão, o programa Asfalto no Saibro já pavimentou cerca de 6 km de ruas.