Entre as dezenas de barracas de artesanato e de comidas típicas da Feira Especial de Natal da Praça Osório, no Centro, aberta no dia 23/11, uma é especial. É a barraca da Fundação de Ação Social (FAS), que reúne artesãs que participam do projeto Vitrine dos Sonhos, programa que incentiva mulheres em situação de vulnerabilidade social a empreender por meio do artesanato.
No espaço, o grupo de artesãs vende produtos que elas mesmas produzem manualmente. Entre eles, acessórios e roupas femininas feitos em crochê, roupas infantis de tricô, panos de prato, bandanas, carteiras em tecido, livros educativos de feltro e os famosos amigurumis, bichinhos de crochê.
O fato de ser uma barraca social chama a atenção de quem passa pela feira, conhecida dos curitibanos e dos turistas.
Roseli Dreher Schulte Johansson, 71 anos, faz parte do programa. “Estar na barraca da FAS é unir o útil ao agradável, pois além de vender meus produtos, faço amizades. Isso funciona como uma terapia”, explica.
A artesã participa do Vitrine dos Sonhos, desde o início do programa, há 14 anos, e conta que durante esse tempo buscou aprender coisas novas, conforme as solicitações do público.
Se mantendo atualizada nas tendências, Roseli tem vários clientes e muitas das peças que produz vão para outros estados, como uma árvore de crochê, comprada esta semana por uma turista de Manaus.
Empreendedora
Outra barraca especial da Feira de Natal é a da artesã Cybele Henequim Couto da Silveira, 54 anos, que por nove anos fez parte do Vitrine dos Sonhos e este ano decidiu empreender sozinha. Em outro espaço da feira, ela vende artesanato, como fitas para prender o cabelo, carteiras, necessaire, bolsas e panos de prato.
Apesar do novo desafio de ser uma profissional independente, ela está feliz com o resultado das vendas até o momento. “Ter participado do Vitrine dos Sonhos foi essencial para a nova fase da minha vida, pois adquiri conhecimento em relação ao público e como é o funcionamento de uma feira”, explica.
A diretora de Qualificação Profissional e Relações do Trabalho da FAS, Melissa Cristina Alves, explica que Cybele é o exemplo do que o Vitrine dos Sonhos busca diariamente. “Nosso objetivo é dar apoio a essas artesãs, mas todo nosso trabalho visa principalmente a emancipação dessas mulheres, para que elas possam caminhar sozinhas e desenvolver seus próprios projetos de geração de renda”, explica.
Feira
A Feira de Natal da Praça Osório vai funcionar até o próximo dia 23, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.