Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fotografias de Marcos Jorge

Arte ancestral brasileira se integra à flora do Jardim Botânico de Curitiba

Abertura da exposição Imaginário Rupestre, que reúne fotografias de Marcos Jorge na galeria das 4 Estações no Jardim Botânico com a presença do Prefeito Rafael Greca - Curitiba, 28/07/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A arte ancestral brasileira se integrou à flora do Jardim Botânico de Curitiba e a exposição Imaginário Rupestre, que reúne fotografias de Marcos Jorge, diretor do cultuado filme Estômago, pode ser vista a partir deste fim de semana. A mostra foi aberta pelo prefeito Rafael Greca e pelo cineasta nesta sexta-feira (28/7), na Galeria das Quatro Estações, e ficará aberta ao público todos os dias, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Composta por 40 imagens capturadas por Marcos Jorge em diversas localidades do país, desde o Piauí até Santa Catarina, a exposição permite aos visitantes apreciar a arte brasileira em sua forma ancestral.

“É um tesouro cultural que está aqui nessa exposição para a população de Curitiba e os visitantes do Jardim Botânico poderem apreciar e valorizar”, disse Greca.

As fotografias, reproduzidas em grande escala, revelam pinturas e gravuras pré-históricas sobre pedra, testemunhas da rica história cultural do Brasil ao longo de pelo menos 10 mil anos.

“Estou convencido de que essa (arte rupestre) é primeira forma de cinema que os homens fizeram, e é muito privilégio ter essa mostra aqui nesse espaço que é o lugar mais visitado de Curitiba”, disse Marcos Jorge, que participou da abertura ao lado da esposa, Cláudia da Natividade.

Marcos Jorge, conhecido por suas produções cinematográficas aclamadas, como o premiado filme Estômago em 2008, iniciou há 23 anos uma jornada de pesquisa dedicada a valorizar os povos originários e documentar a arte rupestre. A exposição é resultado dessas expedições e traz um acervo impressionante de fotografias.

Sobre o tema, o diretor realizou em 2006 o documento O Ateliê de Luzia – Arte Rupestre Pré-Histórica Brasileira e publicou o livro Brasil Rupestre – Arte Pré-Histórica Brasileira.

Araucárias primitivas

Uma das imagens mais notáveis da mostra é a primeira pintura rupestre de Araucária (Araucaria angustifolia). A descoberta ocorreu neste ano, na região do município paranaense de Piraí do Sul por pesquisadores do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas de Ponta Grossa (Gupe).

Presenças

Participaram do lançamento da exposição a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, o secretário municipal Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, e os vereadores Serginho do Posto, Herivelto Oliveira e Bruno Pessuti.

Serviço: Imaginário Rupestre

Local: Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350)
Horário de visitação: diariamente, das 10h às 18h
Gratuito