Mais três ruas no bairro Bacacheri, nos arredores da Linha Verde, estão recebendo obras de requalificação do asfalto e juntas somam 1.855 metros de nova pavimentação. As melhorias acontecem na Avenida José Gulin e nas ruas Francisco Manoel Albizu e Adolpho Melzer, elevando para quase 21 km as obras de pavimentação que beneficiam 42 ruas próximas da grande intervenção do Lote 4.1, o último da Linha Verde Norte.
São 1.200 metros de obras na Avenida José Gullin, 545 metros na Rua Francisco Manoel Albizu e 110 metros na Adolpho Melzer. São obras complementares, para recuperar o desgaste do pavimento impactado pelo alto fluxo de caminhões pesados usados na construção do conjunto de trincheira, viadutos e 12 pistas de tráfego, ao longo do trecho de quase 3 km que formam o Lote 4.1.
A requalificação das ruas acontece a partir do programa Asfalto Novo, com obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“Os trabalhos estão em andamento, em diferentes fases, mas serão concluídos nas três ruas até o fim deste mês, garantindo segurança e conforto nos deslocamentos e valorização de toda a região”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Moradores comemoram
O resultado dos trabalhos da Prefeitura está agradando moradores da região, como Giovani Alves, 34 anos, que passa pela Avenida José Gulin com frequência. Mesmo não morando na rua, ele a utiliza para visitar os pais e ficou surpreso, na última visita, ao encontrar os serviços em andamento.
Na via, os serviços acontecem no trecho compreendido entre a Rua Maria Petroski até a Rua Júlio Augusto Ansiutti. A aplicação da primeira de duas camadas de asfalto está na reta final.
“Eu passo muito aqui, e sempre achei que o asfalto poderia ser melhor. Não sabia que já estaria em obra, e fiquei realmente surpreso com o resultado quando vim visitar meus pais. Ficou ótimo, estamos todos muito satisfeitos”, conta Giovani.
Moradores da Avenida José Gulin há mais de 40 anos, Péricles Moreira e Eurico dos Santos precisavam lavar as calçadas com frequência porque havia excesso de poeira devido aos buracos da rua. De acordo com os moradores, mesmos antes de chegar ao fim, a obra já facilitou o dia a dia.
“Antes era muito pó, então passávamos bastante tempo limpando tudo. Agora, cuidar da região onde moramos ficou bem mais fácil”, diz Péricles. “Só melhorou assim para nós porque o trabalho ficou excelente. Nota 10 para as equipes da Prefeitura”, completa Eurico.
Resultado exemplar
Além de ajudar os moradores, o Asfalto Novo favorece os comerciantes da região, como Paulo Douglas, dono de restaurante na Rua Francisco Manoel Albizu. “Todos que vêm aqui estão elogiando essa rua nova, é impressionante. Estávamos precisando dessas obras, e o resultado ficou exemplar”, afirma Paulo.
A Rua Francisco Manoel Albizu, que faz ligação com o Bairro Alto e serve de rota do transporte coletivo, está recebendo manutenção no pavimento em aproximadamente 545 metros, no trecho desde a Rua Vereador Antônio Domakoski até a Rua Maria Petroski.
A obra vai completar a requalificação total da rua. Um primeiro trecho foi contemplado em fevereiro, numa extensão de 970 metros, no trecho entre a Prefeito Erasto Gaertner e Vereador Antônio Domakoski. Com essa segunda intervenção a melhoria será estendida até o limite da via com a Linha Verde.
Na Rua Adolpho Melzer a inbtervenção acontece em 110 metros desde a Rua Maria Petroski até o fim a via.
Nas três vias a manutenção do asfalto acontece pelo método da reciclagem. Neste processo é realizada a remoção da camada deteriorada do asfalto antigo, que é então triturado e reutilizado como base. Posteriormente, são adicionadas camadas de concreto e uma nova camada de asfalto para fortalecer o pavimento. Normalmente, a rua recebe mais de uma camada de asfalto, mas é necessário aguardar um período de cura entre a primeira e a segunda camada. Somente após esse período a rua é sinalizada novamente.
Entornos da Linha Verde
Com essas obras, o programa Asfalto Novo chega a 42 ruas com pavimento novo em um raio de 1 quilômetro da Linha Verde, incluindo mais de 20 quilômetros de trabalhos executados. Os serviços da Prefeitura contemplaram os bairros Atuba, Bacacheri, Bairro Alto e Tingui, na Regional Boa Vista.
Asfalto Novo
O programa Asfalto Novo é a estratégia do município para a melhoria contínua da infraestrutura urbana. Implantado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, já viabilizou 1.076 km de obras na cidade entre trabalhos já finalizados e em andamento, contemplando 1.895 ruas, algumas com obras em mais de um trecho. São 2.151 obras entregues (988 km) e 66 em andamento (88 km).