Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade Inteligente

Arquidiocese de Curitiba inaugura usina de energia fotovoltaica no bairro Orleans

Vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo e outras autoridades, participa da inauguração da Usina Solar Padre Baggio, no Orleans. Curitiba, 24/05/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A Arquidiocese de Curitiba inaugurou, nesta sexta-feira (24/5), a Usina de Energia Solar Padre Baggio, que fica na Rua da Pedreira, 878, no Orleans. A Prefeitura de Curitiba e a Copel apoiaram o projeto que vai gerar até 180 mil kWh/mês de energia limpa, quantidade suficiente para atender cerca de 700 unidades consumidoras ligadas à Copel.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel participou da inauguração e enalteceu a iniciativa da Arquidiocese de Curitiba que segue a linha do programa Curitiba Mais Energia, de produção de energia fotovoltaica da Prefeitura.

A Usina de Energia Solar Padre Baggio tem 2.400 painéis fotovoltaicos que devem reduzir em até 70% as contas de energia das 135 paróquias e 400 capelas que fazem parte da Arquidiocese de Curitiba. 

O vice-prefeito Eduardo Pimentel explicou que a Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba já gera 30% de tudo que é consumido de energia elétrica dos prédios públicos da Prefeitura de Curitiba. Além da Pirâmide Solar, os terminais solares do Boqueirão e de Santa Cândida também já estão gerando energia com a luz do sol.

“Temos investido muito em novas energias e cuidado do meio ambiente. Curitiba vem se preparando para as mudanças climáticas. A administração pública faz a sua parte e a sociedade também, para que Curitiba seja uma cidade sustentável e inteligente”, disse Eduardo Pimentel.

“A inauguração dessa fazenda solar aqui no Orleans é um presente para Curitiba”, afirmou o vice-prefeito.

O arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, explicou que além da economia que a usina de energia solar vai gerar, ela também vai inspirar outras pessoas, empresas e instituições a investir em energia limpa e renovável.

“Aproximadamente 2/3 de toda a energia consumida nas paróquias e capelas da Arquidiocese será suprido por essa usina de energia fotovoltaica”, disse Dom José Antônio Peruzzo.

“E nada tão curitibano quanto inaugurar uma usina solar num dia chuvoso. Não é paradoxal, é tudo uma harmonia da natureza. Queremos partilhar a luz, que nunca falta a luz elétrica e a luz do alto para vivermos a eternidade”, definiu o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba.

Os investimentos na Usina de Energia Solar Padre Baggio foram de R$ 6 milhões, recursos da Arquidiocese de Curitiba e de doação da família do Padre Baggio. O cálculo é que esse investimento dê retorno em torno de 4 a 5 anos.

Também participaram da inauguração da Usina de Energia Solar Padre Baggio o bispo auxiliar arquidiocesano, Dom Reginei José Modolo; o ecônomo da Arquidiocese de Curitiba,  Sílvio Raulff Wunsch; familiares do Padre Antônio Carlos Baggio; a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias; o administrador da Regional Santa Felicidade, Dirceu de Mattos; e os vereadores Bruno Pessuti e Nori Seto.

Curitiba Mais Energia

O programa Curitiba Mais Energia da Prefeitura de Curitiba visa popularizar o uso da energia limpa na cidade. Além da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 e a primeira do gênero na América Latina em um aterro sanitário, o Curitiba Mais Energia já foi responsável pela implantação de painéis fotovoltaicos no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui, na Fazenda Urbana de Curitiba, na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico, na sede do ICS, em escolas municipais e nos terminais de ônibus do Boqueirão e Santa Cândida.

O Curitiba Mais Energia conta também com 101 residências populares com painéis solares dentro do programa Cohab Solar e com a mini usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, que gera energia na queda d’água do Parque Barigui. Até o fim de 2024 esses painéis solares também chegarão ao terminal do Pinheirinho e a Rua da Cidadania da CIC, em construção.