O programa Armazém da Família, da Prefeitura de Curitiba, completa neste sábado (1/7) 34 anos de existência. Maior programa de acesso alimentar do Brasil e um dos mais antigos da Prefeitura na área de assistência social, os Armazéns garantem produtos a preços até 30% mais baixos em média que no mercado tradicional.
Tudo começou no Alto Boqueirão, com a inauguração da primeira unidade do programa, no Jardim Paranaense, em 1989. Atualmente são mais de um milhão de curitibanos que têm acesso às 35 unidades do programa coordenado pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.
A aposentada Ilda de Jesus Santos da Silva, 75 anos, faz suas compras todo mês nos Armazéns da Família há mais de 30 anos. Ela é moradora do bairro Alto Boqueirão e afirma que não troca seu local de compras por nada. “Há muitos anos me ajuda a economizar nas contas de casa. Já me acostumei e gosto de fazer minhas compras aqui”, diz Ilda.
Já a dona de casa Vanda de Oliveira, 25 anos, estava pela primeira vez fazendo suas compras. Ela foi apresentada ao Armazém pela amiga Stefany dos Santos Moraes, 23 anos. Ambas são paraenses e vieram para Curitiba há menos de um ano.
“Estou achando uma maravilha. Os mercados estão muito caros e aqui é muito mais em conta”, salienta Vanda, que mora com o marido, duas filhas e está esperando mais uma criança. “Com família grande toda economia é bem-vinda”, reforça ela.
Os Armazéns da Família são abastecidos com uma variedade de 350 produtos, como alimentos básicos e essenciais, produtos de limpeza e higiene pessoal, por um preço mais acessível. Além disso a lista de produtos ofertados foi ampliada e incluídos itens como carne de porco, linguiça fresca, tilápia em posta, azeite de oliva, vassoura, rodo, escova de lavar roupa, saco de pano e sacola retornável. Para o segundo semestre de 2023, produtos desenvolvidos por agricultores familiares e pequenos produtores também vão passar a compor as prateleiras dos Armazéns da Família.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, lembra que os Armazéns da Família têm o papel regulador de preços em relação ao comércio da região onde estão as unidades da Prefeitura. "Toda população é beneficiada porque o varejo precisa igualar os preços do programa", acrescenta.
Cadastro
O cadastro no Armazém da Família é feito por autoatendimento on-line. O processo é rápido e simples pelo portal da Secretaria ou pelo aplicativo Curitiba App, no ícone Armazém da Família.
Pelo menos uma vez ao ano, mutirões de cadastramento são realizados pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de facilitar o cadastramento de pessoas que não possuem acesso a computador e internet. Neste ano, o mutirão começa na próxima quarta (5/6) e quinta-feira (6/6) na Rua da Cidadania do Bairro Novo.
O atendimento nos 35 Armazéns da Família de Curitiba é feito de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e no sábado, das 9h às 14h.