Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança Alimentar

Armazém da Família e Sacolão Santa Efigênia são reinaugurados após reformas

Prefeito Rafael Greca, acompanhado do Vice-Prefeito e Secretário das Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel, do Secretário da SMSANS, Luiz Dâmaso Gusi, e dos Vereadores Pier Petruzziello e Rodrigo Reis, reinaugura o Armazém da Família e do Sacolão Santa Efigênia. Curitiba,27/07/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito Rafael Greca reinaugurou, nesta sexta-feira (28/7), o Armazém da Família e o Sacolão Santa Efigênia, na Barreirinha. A música As Mocinhas da Cidade, executada pela Banda Lyra Curitibana, embalou as danças de Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que convidaram moradoras da região para fazer um verdadeiro baile no meio da rua.

Greca destacou o clima amistoso e a felicidade pelas reinaugurações. “Nós somos o bem que fazemos e hoje com muita alegria entregamos à população essas lojas reformadas para que a comunidade continue tendo acesso a alimentos de qualidade e com preço justo”, disse o prefeito.

O Armazém da Família Santa Efigênia foi inaugurado na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito, em 1996. Já o Sacolão, anexo à entrada do Armazém, está na região desde 2000.

Nas reformas foram realizadas pintura interna e externa e revitalização do piso e da parte elétrica, proporcionando assim melhores condições de trabalho e atendimento ao público.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, salientou que as reinaugurações do Armazém da Família e do Sacolão da Família Santa Efigênia representam um compromisso contínuo da Prefeitura em oferecer segurança alimentar e nutricional à população.

“O Armazém da Família é a maior política de acesso alimentar do país e com os Sacolões da Família proporcionam aos cidadãos ter comida de qualidade em casa, produtos da agricultura familiar, e ainda atendem às necessidades específicas de diferentes grupos”, ressaltou Gusi.

 

Agricultura Familiar

Para enriquecer ainda mais o atendimento aos beneficiários, o prefeito Rafael Greca assinou, durante o evento, o Chamamento Público nº 001/2023, para credenciar agricultores familiares, cooperativas ou associações interessadas em fornecer produtos agroalimentares perecíveis e não perecíveis provenientes da agricultura familiar. O investimento anual previsto é de R$ 15.000.000,00, o que reforça o compromisso da Prefeitura em apoiar os produtores locais e fortalecer a economia regional.

Produtos para dietas restritivas

O Armazém da Família Santa Efigência recebeu o selo da Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar), representada por Ana Claudia Cendofanti, reconhecendo a atuação do programa da Prefeitura no cuidado com os cidadãos que enfrentam essas condições.

As unidades possuem uma pauta de produtos para Dieta Especial destinada a pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e diabetes. Os beneficiários dessas dietas têm acesso garantido ao programa mediante comprovação da necessidade por meio de laudo médico.

Obras

As obras foram coordenadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com investimento estimado de R$ 300.000,00. "A Prefeitura leva aos bairros obras de infraestrutura urbana, mas também executa um importante programa de construção e requalificação de prédios e espaços públicos priorizando o atendimento descentralizado e serviços de qualidade, elevando a qualidade de vida de todos”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Horários das unidades 

As 35 unidades dos Armazéns da Família de Curitiba atendem de 3ª a 6ª feira, das 9h às 18h; e, no sábado, das 9h às 14h.
O horário dos Sacolões da Família é de acordo com cada unidade. CONFIRA AQUI os horários das 11 unidades.

Presenças

Participaram do evento os vereadores Pier Petruzziello e Rodrigo Reis; o assessor especial de Articulações Políticas, Lucas Navarro de Souza; o presidente da Cooperativa Coopracor, Olavo Aparecido Luciano; a representante dos produtores da agricultura familiar, Juanice Boszcz; e a administradora Regional Boa Vista, Janaina Lopes Gehr.