Durante o mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, várias ações de conscientização sobre sustentabilidade estão sendo promovidas pela Prefeitura para que a população adote práticas ecológicas no seu dia a dia. A Família Folhas, é claro, é destaque na programação, com os personagens participando de eventos para ensinar a importância de destinar corretamente os resíduos domésticos, a utilização, consumo consciente e reaproveitamento de água e o uso de energias renováveis.
Um dos assuntos que mais demanda um melhor entendimento por parte da população, e que também será compartilhado pela Família Folhas nos próximos meses, é a importância do aproveitamento integral dos alimentos. Utilizá-los integralmente não só evita o desperdício de fontes ricas em nutrientes que estão em cascas, folhas, talos e polpas, mas também é uma forma eficiente de proteger o planeta. Cada vez que algo deixa de ir pro lixo, significa que rejeitos deixarão de chegar a aterros sanitários, contribuindo para a preservação do solo.
“O desperdício propicia um impacto negativo no meio ambiente, em função da deposição insegura de rejeitos no solo, gerando maior formação de chorume e risco para lençóis freáticos. Ao aproveitar integralmente o alimento, o lixo diminui e é possível minimizar esse impacto”, explica o engenheiro agrônomo da Fazenda Urbana de Curitiba, Marcos Rosa.
Outra forma de evitar com que alimentos vão para o lixo é planejar bem as compras. “Quando for ao mercado, planeje as compras evitando a sobra e consuma primeiro alimentos mais próximos da data de validade. Guardá-los na geladeira também evita com que estraguem mais rápido”, salienta ele.
Dar preferência para produtos de agricultores familiares, ou que foram produzidos perto de nossas casas, também contribui com a economia de água, combustível e energia, entre outros recursos.
Compostagem
A compostagem é uma forma muito legal de evitar mais lixo no nosso planeta. Que tal transformar restos de alimentos, cascas, frutas apodrecidas e folhas que não podem ser reaproveitadas em comida para as minhocas, insetos e bactérias? Esse processo produz um potente adubo orgânico que pode ser utilizado no jardim, nas árvores, na horta, nas flores da sua casa.
Na Fazenda Urbana, há um projeto de compostagem que está transformando resíduos coletados por moradores do Cajuru em adubo para as hortas da comunidade. Com as ações do Compostroca, cascas de legumes, frutas, ovos e até filtros de café, que normalmente seriam descartados no lixo comum, são separados por 19 famílias vizinhas e processados na central de compostagem do local.
“O Compostroca visa incentivar a população a fazer a compostagem em suas casas para evitar que os resíduos sejam encaminhados para os aterros sanitários contaminando o solo, lençol freático e produzindo gases que geram o efeito estufa”, afirma Maurício Gikoski, 33 anos, responsável técnico do Compostroca.
Ciclo do Alimento
E para completar o ciclo do alimento, ter uma horta caseira também auxilia na preservação do meio ambiente. Ao evitar agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes que matam os micro-organismos da terra, evita agredir o solo.
“Tendo uma horta vai ser possível acompanhar todo o desenvolvimento da sua plantinha, desde o plantio da semente, as regas, o crescimento, a colheita e no final o alimento chegando à mesa”, frisa Marcos Rosa.
Saiba mais
Sugestões de como aproveitar as sobras de comida:
- Arroz – arroz de forno, bolinho de arroz e engrossar uma sopa.
- Feijão – tutu e sopa.
- Carne – croquetes, bolinhos, recheio de tortas e pastéis e farofa.
- Frango – salpicão, salada caesar, recheio de tortas e panquecas e patês.
- Casca de fruta (banana ou maracujá) - doces (geleias e mousses) e farinhas caseiras.
- Talos (agrião, rúcula, brócolis, couve-flor, espinafre, salsinha, cebolinha, e de outras folhas) - cortados pedaços bem pequenos viram caldos, molhos e até mesmo risotos.
Quais os benefícios da compostagem para o meio ambiente?
- Diminui a quantidade de lixo gerado nas residências e, consequentemente, a quantidade de lixo destinado aos lixões e aterros sanitários.
- Aproveitamento dos resíduos orgânicos e pensamento sustentável.
- Proteção do solo contra a degradação.
Curitiba comemora mês do Meio Ambiente com nova campanha e atividades para a comunidade
Cohab tem papel importante na preservação dos rios e educação ambiental
Faça chuva ou faça sol, energia solar é um investimento no futuro
Curitiba incentiva a bicicleta como transporte e avança na ampliação da malha cicloviária