“Ser técnico de enfermagem é ajudar as pessoas e é por isso que eu escolhi viver disso.” Carlos Alberto Azevedo resume nesta declaração o perfil de novos profissionais da Prefeitura de Curitiba que, cheios de amor pela profissão, tomam posse nesta semana.
Entre segunda (24/4) e quinta-feira (27/4), 254 aprovados devem comparecer à Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) para cumprir a última etapa do Concurso Público 2022 e se tornarem oficialmente servidores.
Carlos é um dos técnicos que tomaram posse nesta terça-feira (25/4). Aos 26 anos, ele desistiu da matemática para seguir pela área da enfermagem. “Quando saí da matemática, eu me senti acolhido pela enfermagem e passar no concurso da cidade onde nasci é uma felicidade muito grande.”
Contente também está Amanda Gebeluca. Em seu caso, não houve demora para se encontrar na profissão, ainda aos 15 anos ela iniciou os primeiros trabalhos na área da saúde. “Ainda sou nova, 19 anos, mas tudo o que vivi com a enfermagem até aqui me ajudou a saber que vou ser muito feliz no meu trabalho”, conta.
Formada em técnica e estudante de enfermagem na UFPR, ela vai trabalhar na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho. “Vou continuar me dedicando para ser uma excelente profissional e, quem sabe, enfermeira da Prefeitura algum dia.”
Profissionais experientes
Sirlei de Fátima é de Castro, na região dos Campos Gerais, e há dez anos trabalha como técnica de enfermagem em Curitiba. A maior parte de sua carreira foi na capital, como PSS e concursada estadual, e conseguir a aprovação no concurso da Prefeitura foi a segurança de permanecer na cidade.
“Gosto muito daqui, por isso me esforcei muito para esse concurso. Foram noites estudando para poder comemorar este dia e vou valorizar isso", conta Sirlei.
"Eu já trabalhei na UPA do Pinheirinho, do Boqueirão e, por último, na da CIC. Saber que vou continuar cuidando dos curitibanos, agora como concursada, é uma alegria”, explica.
Dia de se informar
Sirlei e os demais participantes conheceram mais sobre as regras e benefícios da Prefeitura, além dos próximos passos a seguir.
Representantes do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) e da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) levaram as informações sobre a previdência do município, junto da equipe da Smap e SMS, que orientaram sobre o processo de escolha, apresentação e início das atividades nos locais de trabalho.
A Smap alerta para que os participantes do Concurso Público fiquem atentos ao site da Prefeitura, onde serão postadas todas as informações.