A Prefeitura de Curitiba intensifica a convocação de profissionais aprovados em concurso público. A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) convocou 235 classificados para a Educação, para a entrega de documentos, só nesta semana. O ano letivo de 2024 começa dia 20 de fevereiro.
Nesta quarta-feira (17/1), 28 dos 35 professores de Educação Física convocados foram até a sede da Smap, no São Francisco, para cumprir a etapa que antecede a convocação para nomeação e posse. Ainda nesta semana eles farão os exames admissionais, fase que é eliminatória, conforme estabelece o edital.
Os profissionais do magistério foram orientados pelo servidor Claudio Finotello, do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da Smap, sobre a data para desligamento, no caso dos que estão trabalhando noutro local. “Aguardem a convocação para a nomeação e posse”, afirmou. Ele explicou que informações sobre as opções de locais e horário de trabalho serão dadas na data da posse, com base nas vagas definidas pela Secretaria da Educação.
Os convocados que não compareceram ainda poderão entregar a documentação até o dia 24 de janeiro, quarta-feira da semana que vem.
Natalia Franco, de 27 anos, está ansiosa pelo início da nova fase de vida. Formada há cinco anos, ela lembrou que fez a prova didática, uma das etapas eliminatórias do concurso, quando a filha, agora de um ano de idade, tinha 12 dias de vida.
“Trabalhar na Prefeitura de Curitiba é uma tradição na minha família. Minha mãe é professora de Educação Infantil há 29 anos, tenho familiares que são guarda municipal, fiscal, cada um de uma área”, exemplificou. “Eu queria muito ser convocada e o momento foi perfeito”, comemorou ela, que mora no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana da capital.
O professor Bruno Radamés, de 34 anos, trabalha como educador físico há 13 anos e pretende conciliar a vaga de PSS (processo seletivo simplificado) na Educação do Governo do Estado com o trabalho na Prefeitura de Curitiba, além da atividade que exerce em academia. A jornada dos profissionais do magistério no município é de 20 horas semanais.
Ele contou que seguiu a carreira incentivado por outros professores desde criança. Ex-aluno da Escola Municipal Professor Herley Mehl, no Pilarzinho, Bruno considera que os professores de Educação Física fazem um trabalho diferenciado com os alunos. “Geralmente, temos liberdade. A gente percebe quando uma criança não está bem”, avalia ele, que acredita que o serviço público proporciona mais segurança ao profissional.
Inspetores para as escolas
Na segunda e terça-feira (15 e 16/1) foi a vez dos auxiliares de serviços escolares, conhecidos como inspetores. Dentre os 200 candidatos convocados, 139 já entregaram a documentação. Sandra Elizabeth Oro, de 57 anos, foi uma delas. Ela comemorou a convocação. “Acho que vou gostar do trabalho, bem diferente do que eu fazia, como atendente de telemarketing”, comentou.
Os auxiliares de serviços escolares têm papel importante no funcionamento das escolas municipais, auxiliam as equipes de cada unidade e se conectam com a comunidade escolar.
Os que não compareceram também têm prazo para a entrega da documentação – sempre de 15 dias, a partir da data do edital de convocação. No caso deste grupo, o prazo se encera nos próximos dias 22 (para quem deveria ter comparecido em 15/1) e 23 (para os do dia 16/1). Todas as informações estão no edital de convocação, que deve ser lido com muita atenção.
Os candidatos para as vagas de inspetores também foram orientados sobre quando serão informados sobre a escolha da unidade de trabalho. Todos devem aguardar a reunião de nomeação e posse.
Outros cargos
Foram convocados para a etapa de entrega da documentação nos próximos dias educadores sociais para a Fundação de Ação Social, auditores fiscais de tributos municipais, médicos-psiquiatras, nutricionistas, engenheiros-civis. Houve chamamento para a posse de candidato aprovado como procurador e fiscais.
A orientação aos classificados no concurso público de 2022 é para que monitorem as convocações, publicadas no Diário Oficial e no site da Prefeitura de Curitiba. Todos são comunicados também por e-mail e telegrama, de acordo com o endereço informado pelo candidato no ato da inscrição.