Usuário que já fez 49 solicitações à Central 156 em cerca de dois anos, o servidor público estadual Luan Bueno Silvério usa os diferentes meios para encaminhar seus pedidos. O preferido é o aplicativo. “Depois que lançaram o app, passei a usar mais, ficou muito mais fácil, é autoexplicativo”, conta.
Segundo ele, há muita efetividade nas respostas e na prestação de serviços. No rol dos pedidos, já entrou inclusive a solicitação para instalação de uma pracinha na região onde mora. “Era um terreno baldio, fiz o pedido pelo 156, me explicaram que precisava ter também emenda na Câmara dos Vereadores”, diz o morador da CIC.
Sabendo o que fazer, a comunidade local se mobilizou, providenciou um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas e um vereador encampou o projeto (de acordo com o que manda a lei).
Além de organizar a recuperação desse espaço, Silvério recorre ao 156 sempre que julga necessário: pede coleta de lixo descartado em local impróprio, ronda da guarda, manutenção da iluminação pública, entre outros serviços. Quando um estabelecimento se recusou em fornecer a nota fiscal de serviços, não teve dúvida, acionou o 156 e a nota foi emitida.
Durante a pandemia, fez questão de acionar a central para elogiar uma unidade de saúde. É que ele tentou fazer o teste de covid pelo seu plano de saúde particular, mas não conseguiu. “Fui até a Unidade de Saúde e fiz o teste. Acho que não é normal as pessoas fazerem elogio pelo 156, mas fui muito bem atendido e fiz questão de valorizar o trabalho”, conta.