A partir deste mês, os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) receberão correspondência convocando-os para a prova de vida, que é obrigatória a todos os cerca de 19 mil beneficiários que recebem aposentadorias ou pensões do IPMC, o regime próprio de previdência dos servidores da Prefeitura de Curitiba. Nos últimos 12 meses, 17.600 pessoas fizeram a prova de vida, que é obrigatória por lei.
Os comunicados serão enviados aos cerca de 1,4 mil que ainda não confirmaram que estão vivos, para que compareçam presencialmente em data, horário e local estabelecido previamente. O novo modelo para a prova de vida, simples e sem burocracia, foi estabelecido há um ano.
“Nossa avaliação é bastante positiva nestes 12 meses, pois a maior parte dos nossos beneficiários conseguiu fazer a prova de vida de uma forma fácil – usando os serviços de saúde da cidade (SUS), o plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o aplicativo gov.br ou vindo ao IPMC”, avalia o diretor de Previdência, Hélio José Pizzatto.
Cada vez que comparece a um dos atendimentos (presencialmente ou por videoconferência), o beneficiário renova a sua prova de vida pelos 12 meses seguintes.
Servidores aposentados e pensionistas podem verificar a data de validade da sua prova de vida pelo portal do IPMC.
Nas correspondências, os beneficiários poderão conferir o prazo que terão para utilizar uma das formas disponíveis para fazer a prova de vida.
“Por enquanto, os que não fizeram não serão prejudicados, mas eles deverão comparecer o quanto antes, para que o pagamento do seu benefício seja mantido com regularidade”, alerta Pizzatto.
A realização da prova de vida é obrigatória aos regimes próprios de previdência, tais como o IPMC. Ela evita pagamentos indevidos e fraudes e assegura a gestão responsável na destinação dos recursos previdenciários.
Dados atualizados
A convocação aos que não fizeram a prova de vida poderá ser por serviços dos Correios ou pelo e-mail cadastrado junto ao Instituto. A preocupação do IPMC é que existem beneficiários que não mantêm seus dados atualizados.
Quem muda de endereço, telefone ou que passa a utilizar outro endereço eletrônico (e-mail), deve corrigir a informação. Para isso, basta comparecer ao Instituto (no térreo do Edifício Delta – Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória) ou telefonar para (41)3350-3660.