A equipe do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) recebe, até esta sexta-feira (7/6), beneficiários que estão com a prova de vida atrasada. O mutirão para o atendimento de 222 aposentados e pensionistas que estão na mesma situação começou na quarta-feira (5/6). Os aposentados e pensionistas foram convocados nominalmente para comparecimento.
Jandira Moreira, de 71 anos, pensionista do IPMC, foi convocada para validação presencial no primeiro dia. “Eu fiquei doente e tinha atrasado a prova de vida, agora melhorei”, conta ela, que estava com o filho, Lucas Moreira. Ele acompanhou a regularização da prova de vida e garantiu que da próxima vez vai ser diferente. “Vamos tentar pelo aplicativo GOV.BR, moramos um pouco longe e seria mais fácil assim.”
A pensionista Mirian dos Santos Maciel, de 39 anos, não estava com a prova de vida atrasada, mas foi até a sede do IPMC nesta quarta-feira (5/6). A mãe dela, Maria Cirlei dos Santos, desconfiou que a sua prova de vida pudesse estar desatualizada porque o irmão de Miriam precisou fazer a atualização.
Risco de suspensão
Quem é beneficiário do IPMC e não comprova que está vivo anualmente pode ter o pagamento do benefício suspenso. Recentemente, o Instituto convocou mais uma vez 77 aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida nos últimos 12 meses. Deste total, 62 já compareceram. Os 15 que ainda não o fizeram têm prazo até o dia 10 de junho para regularizar a situação e garantir o pagamento de junho.
A lista das pessoas nesta situação pode ser conferida no site do IPMC.
Como deixar em dia
Desde que não tenham sido convocados para comparecimento presencial, os beneficiários do IPMC podem regularizar a prova de vida através de atendimentos no Centro de Saúde do ICS ou na rede conveniada do plano de saúde dos servidores, ou ainda em atendimentos no SUS de Curitiba, pelo celular, com o aplicativo GOV.BR, maneiras simples de regularizar a comprovação.
A prova de vida também pode ser feita presencialmente na sede do Instituto, no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória). Ali, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A prova de vida é válida por um ano e é feita para evitar pagamentos indevidos ou fraudes. Para conferir a validade, basta acessar o portal do IPMC e informar CPF e senha. Depois do login, na página inicial, logo abaixo da barra de pesquisa, é possível consultar a data até a qual sua prova de vida é válida.