A equipe do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) recebeu nesta quinta-feira (6/7), no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico, os novos aposentados da Prefeitura de Curitiba. A cerimônia do mês de julho reuniu cerca de 50 pessoas que cumpriram sua trajetória profissional no Município.
A inspetora Valéria Bento Neto, de 56 anos, foi uma das participantes e estava acompanhada da irmã, também servidora, Andreia Bento. “A experiência de trabalho na Prefeitura de Curitiba foi um aprendizado. Quando você é servidor público, você colabora para a cidade. Eu colaborei”, assegura Valéria, que agora vai cuidar da neta Thayla, de 5 anos. Valéria trabalhava na Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva.
Aos participantes da reunião, o diretor de Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, de 77 anos, falou de temas como o cuidado com a saúde, a importância de ocupar a cabeça e incentivou que cada um procure atividades para manter o corpo ativo e saudável na nova fase de vida.
“Da parte financeira nós cuidamos. E nosso planejamento garante o pagamento de aposentadorias e pensões até o último beneficiário, daqui a 75 anos. Cuidem de vocês agora”, resumiu o diretor.
Aposentada desde outubro, Vera Lucia de Oliveira, de 65 anos, não havia participado da reunião preparada pelo IPMC. “Quando soube que minha amiga Valéria viria, decidi vir também. Esse encontro é muito importante. Entrei em depressão pouco tempo depois de me aposentar e só reencontrei forças quando mudei o rumo da minha vida com minhas caminhadas e as amizades”, revelou.
Coração apertado
Para Elsa Tamie Miyazaki e Maria Bernardete Binoti, a cerimônia de aposentadoria marcou uma nova fase da amizade, que foi comemorada com flores que receberam da família. Elas trabalharam juntas por mais de 30 anos, se aposentaram ao mesmo tempo e pretendem aproveitar a nova rotina uma com a outra.
“Moramos pertinho, na CIC, e já combinamos nosso pilates da semana”, planeja Elsa, que aos 68 anos, também não pretende abandonar a escola, onde completou seus 50 anos como servidora. “O coração está apertadinho, mas ainda vamos lá cuidar da horta e do pomar”.
Evaldo Pereira, que até a semana passada integrava a equipe da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), vai comemorar os 60 anos de vida nos próximos dias, já aposentado.
“Esse é um momento de muita emoção e gratidão. Me sinto com orgulho desses 28 anos e nove meses de trabalho na Prefeitura de Curitiba. Foram muitos aprendizados e oportunidades”, resumiu. “Cada um de nós representa um tijolinho dessa construção que é a Prefeitura”.
Ele contou que já começou a fazer atividades físicas. “Agora vou descansar. Quero fazer algum curso, fazer algo que faça a cabeça funcionar. Quem sabe me dedicar à gastronomia”, contou ele, que foi à cerimônia acompanhado da mulher, Giselda Angela de Lara.
Certificado
Os participantes da reunião receberam um certificado nominal pelo seu trabalho como servidores da cidade. A reunião também teve a participação da gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, que explicou o papel do Instituto quando os servidores de carreira se aposentam.
Ela destacou pontos importantes, como o acesso ao contracheque, Cartão Qualidade, o Pis/Pasep, a licença-prêmio, a prova de vida e o site do IPMC, que concentra informações úteis aos beneficiários. Ela acrescentou que todos devem manter seus dados atualizados para que o IPMC possa entrar em contato sempre que necessário.
“Se mudarem de casa, de telefone ou e-mail, avisem a gente. Contem com a equipe do IPMC sempre que precisarem”, disse Daniélle. Além do atendimento expresso, no Edifício Delta – Avenida João Gualberto, 623 (temporariamente sendo feito no 2º andar), os beneficiários podem entrar em contato pelo telefone (41) 3350-3660 ou escrever para o e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br
O grupo também foi convidado a fazer parte da Associação de Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), que organiza atividades para os associados.
O custo para se tornar sócio da associação é de 0,6% da aposentadoria e o valor é descontado no contracheque. Para participar, basta entrar em contato com a Associação pelo telefone (41) 3323-1044 ou pelo whatsapp (41) 98522-9158. O atendimento é de segunda a quinta-feira das 13h às 17h.