O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, reforçou nesta sexta-feira (7) a importância de intensificar o atendimento à população em situação de rua na cidade, especialmente na região central. O pedido foi feito durante a Jornada de Integração 2025, um evento destinado a gestores, supervisores e assessores da Fundação de Ação Social (FAS), que aconteceu ao longo da semana na sede da instituição.
“Temos que ser insistentes, ofertar atendimento e serviços sempre que encontrarmos alguém em situação de rua, porque este acolhimento é essencial para que essas pessoas recebam o suporte necessário e consigam sair dessa condição”, afirmou o prefeito. Ele destacou ainda que, assim como fez enquanto vice-prefeito, no período de 2017 a 2024, pretende acompanhar de perto as abordagens sociais realizadas pelas equipes nas ruas.
Eduardo Pimentel também defendeu o fortalecimento do Disque Solidariedade, serviço responsável pela coleta e distribuição de doações feitas pela população. Tudo que chega ao serviço passa por triagem e depois é doado a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Atendimento rápido
O prefeito esteve ao lado do presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, e elogiou o trabalho dos servidores da fundação, especialmente aqueles que atuam diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e nas equipes de abordagem social.
Outro ponto citado pelo prefeito foi o apoio emergencial e rápido prestado pela FAS às famílias atingidas pelas fortes chuvas registradas na cidade no início do ano. Segundo Pimentel, apenas em janeiro, Curitiba registrou um volume de 300 mm de chuvas, três vezes o acumulado registrado no mesmo período do ano passado.
Nas últimas duas semanas, a FAS atendeu 223 famílias afetadas por alagamentos, com a distribuição de colchões, cobertores, cestas básicas e créditos alimentares.
Depois da reunião, o prefeito visitou ainda vários setores da FAS e cumprimentou servidores.
Integração
A Jornada de Integração 2025 reuniu diariamente cerca de 30 servidores e teve como principal objetivo fortalecer a interação entre as equipes da FAS. Segundo Renan Rodrigues, a iniciativa foi essencial para a troca de experiências e para a apresentação dos setores que compõem a estrutura da fundação. “Minha gestão terá como um dos principais focos ouvir e cuidar dos servidores. Precisamos dialogar, planejar e construir juntos a FAS que queremos”, afirmou.
Durante a programação, que contou com a participação de convidados de outras pastas da Prefeitura, foram discutidos temas como gestão orçamentária, planejamento estratégico, princípios da administração pública, plano de governo para a assistência social e assuntos ligados às áreas jurídicas, administrativas e disciplinares.