Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 329 anos

Ao completar cem anos, Igreja Imaculado Coração de Maria ganha iluminação cênica

Nova iluminação cênica da Igreja Imaculado Coração de Maria nos bairros Água Verde - Rebouças - Curitiba, 23/03/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

A centenária Igreja Imaculado Coração de Maria, em frente à praça Ouvidor Pardinho, no Rebouças, recebeu nova iluminação cênica. Com tecnologia LED, os equipamentos evidenciam detalhes arquitetônicos como a imagem da mãe de Jesus Cristo no alto da torre, o vitral da fachada, os arcos e relevos da edificação.

O moderno sistema luminotécnico foi entregue à cidade como parte dos festejos pelos 329 anos de Curitiba, neste mês de março.

A igreja começou a ser construída em 1917, atendendo à solicitação dos padres claretianos, na época em que a Diretoria de Obras Públicas da cidade estava sob o comando do engenheiro João Moreira Garcez. Foi concluída e inaugurada em dezembro de 1922.

“O trabalho da Prefeitura valorizou todas as entradas e saliências dessa arquitetura prodigiosa. Essa memória católica da cidade, também memória da arquitetura e da urbanização na direção dos arrabaldes que a cercavam, povoados de campos cheios de pinheiros, é também a memória de Curitiba e nosso orgulho de ser", disse o prefeito Rafael Greca.

Para a nova iluminação foram usados 61 projetores de potencias variadas, todos em tecnologia LED, que são mais eficientes e econômicos, a partir de um projeto desenvolvido especificamente para construção. A iluminação é monocromática, com temperatura de cor de 2.700K e luminárias que permitem angulações diferentes na emissão da luz, criando efeitos em cada elemento.

Monumentos históricos

Executado sob a coordenadoria do Departamento de Iluminaç ão da Secretaria Municipal de Obras Públicas, o trabalho na igreja Imaculado Coração de Maria faz parte dos programas de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e do Rosto da Cidade,  de  revitalização da área central.

“É um movimento de incentivo e valorização ao turismo, ao setor do comércio que faz nossa economia girar, mas sobretudo uma forma de contemplar a população com mais conforto, segurança e bem-estar a partir dos espaços bem iluminados”, diz o secretário municipal de obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Segundo o arquiteto do Departamento do Iluminação Pública, Thales Henrique Sinhorini, a nova iluminação da igreja buscou destacar detalhes da edificação marcada por traços verticais, especialmente na torre que compõe assimetricamente as fachadas, contrafortes nas laterais, esculturas do anjo e de Maria, além de vitrais, arcos e relevos.

“Buscamos valorizar os elementos ornamentais da construção, marcar a verticalidade e as esculturas. Para isso utilizamos projetores de piso e projetores juntos à construção”, explicou Sinhorini.

Segurança e aproximação

Para o padre Eguione Nogueira Ricardo, responsável pela paróquia Imaculado Coração de Maria, além de destacar a beleza e a história da edificação a nova iluminação assegurou outras benfeitorias, como a segurança proporcionada com a claridade.

“Estamos tendo uma repercussão positiva. Melhor iluminada, com destaque para a edificação, a igreja ficou mais atrativa. Foi um presente especial para comemorar os cem anos da paróquia”, completou o pároco.

Outros locais

Neste mês de março também receberão novos sistemas de iluminação cênica as igrejas Bom Jesus dos Perdões, em frente à Praça Rui Barbosa (Centro), a Igreja Ucraniana Nossa Senhora Auxiliadora (Mercês) e o mural de Poty Lazzarotto na Praça 29 de Março (Mercês). Já foram entregues as melhorias luminotécnicas da Igreja São Vicente de Paulo (São Francisco) e do obelisco de 44 metros de altura da Praça 19 de Dezembro (Centro).

Paralelamente ao programa de iluminação cênica de monumentos e prédios históricos, a Prefeitura dá sequência à modernização da iluminação pública, que já alcançou mais de 72 mil pontos (45% da iluminação da cidade) e terá, ao longo deste ano, mais 17 mil novas luminárias, em diferentes regiões.

Pelo programa, ruas e espaços públicos das dez regionais da cidade têm lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico substituídas por luminárias de LED, que asseguram maior claridade com menor custo.

LEIA MAIS

Em alta