Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Tem obra nos bairros

Antes e depois: rua de Curitiba ganha asfalto novo e estrutura de drenagem

Rua José Ângelo Miquelleto, no Umbará, após as obras de pavimentação sobre o saibro. Curitiba, 28/02/2024. Foto: Levy Ferreira/SMCS

No bairro Umbará, a Rua José Ângelo Miquelleto deu adeus ao saibro para receber asfalto da Prefeitura de Curitiba. A obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e ocorreu em uma extensão de 575 metros, entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Nicola Pelanda.

A transformação de vias de saibro em asfalto é parte do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura de Curitiba.

Com as mudanças, a rua possui uma nova estrutura, com um sistema de drenagem completo, incluindo galerias de água pluviais, bocas de lobo e meio-fio, e um visual mais bonito.

Além da estética, as obras asseguraram melhorias significativas para a qualidade de vida dos moradores. Poeira e lama, que causavam contratempos às pessoas, já não fazem parte da rotina de quem viu o saibro ser coberto pelo asfalto.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, ressalta a importância do programa Asfalto no Saibro para a Rua José Ângelo Miquelleto e para todas as demais vias contempladas em diferentes bairros da cidade.

"Estamos assegurando pavimentação, drenagem e com isso melhorando a qualidade de vida e o desenvolvimento local. Essas obras impactam diretamente na segurança, no bem-estar e na saúde dos moradores", destaca Rodrigues.

Aprovação dos moradores

A população da região vem percebendo as melhorias provocadas pelos trabalhos da Prefeitura. A moradora da rua, Denilda Inês, de 58 anos, conta como gostou das mudanças.

“Melhorou bastante agora. O asfalto facilita a locomoção, e também diminuiu a quantidade de lixo na rua. Essa obra ajudou a gente em vários sentidos”, relata Denilda.

Até para aqueles que não costumam sair muito de casa, as obras foram melhoraram a qualidade de vida, como é o caso do morador José Dilson Donato, de 65 anos. “Eu não saio muito de casa, mas mesmo assim melhorou muito. Não tem mais sujeira, e todo mundo ficou satisfeito”.

Participação da população

A inclusão de vias no programa ocorre mediante solicitações dos cidadãos, feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade nas decisões do planejamento urbano. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Com dezenas de frentes de obras em andamento, o programa segue atendendo às demandas da comunidade, transformando ruas sem infraestrutura em via com boa mobilidade.

Em alta