Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Equipes empenhadas

Antes da volta às aulas, Comitê da Educação organiza ações de combate à dengue e reparos nas unidades

Comitê especial da Educação prepara as unidades para o retorno de 140 mil crianças e estudantes de Curitiba. Curitiba, 13/01/2025. Foto: Luiz Costa/SME

Obras, reparos, roçadas, cuidados para evitar a dengue, organização de recursos humanos e questões pedagógicas. Tudo isso faz parte do trabalho do Comitê de Volta às Aulas da Secretaria Municipal da Educação. O grupo foi criado para organizar o início do ano letivo para os 140 matriculados na rede municipal de ensino e envolve logística, obras, área pedagógica, Fundo Rotativo, entre outros, além dos dez Núcleos Regionais da Educação.

O ano letivo de 2025 começa em 12 de fevereiro nas 188 escolas e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O comitê funciona desde o dia 2 de janeiro. O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, que foi estudante da rede municipal de ensino, explica que foram mapeadas todas as prioridades e que as providências estão em andamento para garantir a qualidade dos serviços e o acolhimento às crianças e estudantes.

“A qualidade da educação é prioridade. Neste momento estamos empenhados em organizar tudo da melhor maneira para o retorno e aprimorar tudo que for possível. A secretaria trabalha pelos estudantes, para garantir o acesso deles a uma educação de qualidade e um retorno tranquilo”, declarou o secretário, durante reunião do Comitê nesta segunda-feira (13/1).

No último dia 9, o prefeito Eduardo Pimentel e o secretário da Educação vistoriaram as obras do novo CMEI CIC II, na Cidade Industrial, a ampliação da Escola Municipal Integral Zélia Pavão, inaugurada em maio do ano passado no Seminário, além do CMEI Liete Blume, que fica ao lado da escola.

“As unidades educacionais estão recebendo melhorias e reformas na infraestrutura. Também serão feitas as reuniões administrativo-pedagógicas e a Semana de Estudos Pedagógicos, que começa no dia 10 de fevereiro”, pontuou Jean Pierre.

O secretário frisou, ainda, que a Prefeitura de Curitiba também providencia os chamamentos de novos profissionais e a Secretaria Municipal da Educação promove formações específicas.

Cuidados para evitar a dengue

As equipes da Educação também estão atentas e mobilizadas para evitar a proliferação do mosquito da dengue. As equipes de limpeza que preparam as unidades para a volta às aulas têm cuidados específicos para evitar água parada, onde os mosquitos colocam seus ovos.

Vasos de plantas, pneus de canteiros e hortas, calhas e outros locais que possam acumular água são vistoriados e limpos nas escolas e CMEIs antes do início das aulas.

Obras e melhorias

Cerca de 70 escolas e CMEIs nas dez administrações regionais de Curitiba recebem, neste início de ano, algum tipo de intervenção da Coordenadoria de Obras e Projetos da Secretaria Municipal da Educação.

As ações incluíram serviços de pintura, em pisos, telhados, calhas, banheiros, gradis, muros, caixas d´água, refeitórios, adaptações de espaços para as turmas do integral, instalação de trocadores, entre outras.