Poucos dias antes da abertura da Copa do Mundo Feminina de Futebol (20 de julho), o Núcleo Regional Cajuru da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai promover o 1° Torneio de Futebol Society Feminino 2023, no próximo sábado (8/7), no Parque Olímpico Cajuru. O objetivo é promover o futebol feminino e a prática esportiva nas comunidades, ampliar a presença jovens e adultos em competições regionais e também estimular o chamado fair play (jogo limpo) durante as competições
Segundo a organização, são esperadas para a disputa entre seis e oito equipes femininas de futebol society feminino, na categoria 15+feminino - ou seja, acima de 15 anos de idade.
O evento é gratuito e aberto para equipes de todo o município. As inscrições vão até 5 de julho. As fichas de cadastro das equipes devem ser solicitadas ao Núcleo da Smelj pelo email nucleosmeljcj@curitiba.pr.gov.br. Mais informações pelo telefone (41) 3221-2354
Programação
O torneio no Parque Cajuru começa às 8h30 e a previsão de encerramento é as 17h, conforme o número de inscritos.
Os times vencedores ganharão medalhas de primeiro, segundo e terceiro colocados. Também serão entregues troféus para as equipes classificadas nas três primeiras posições no torneio.
Prática feminina
Cada time de futebol society tem sete jogadores ou jogadoras. O jogo acontece em uma quadra retangular com grama sintética e uma baliza em cada lado da quadra.
Cerca de 250 mulheres – entre jovens e adultos – praticam futsal, futebol ou futebol sintético (society) em Curitiba, segundo dados do portal Curitiba em Movimento, da Smelj. “O primeiro Torneio de Futebol Society Feminino 2023 contribui ainda mais para a promoção do esporte entre as mulheres e também para consolidar a prática das diferentes modalidades de futebol na cidade”, disse Rodrigo Branco Sozzi, chefe de Núcleo Smelj Cajuru.
No ano passado, o Núcleo Regional Cajuru da Smelj organizou o torneio de futsal feminino, com meninas a partir dos 16 anos. O evento serviu de parâmetro para o novo torneio agora na modalidade society, com a qualificação e ajustes no regulamento também, para melhorar ainda mais o nível e o profissionalismo da disputa.
A mudança de modalidade, de futsal para o futebol sintético, também se deve à construção da quadra society no Parque Cajuru. Na primeira edição, o Parque Cajuru ainda não tinha instalado o campo de society.