Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Tudo pronto

Ano letivo nas escolas municipais de Curitiba começa nesta terça com entrega de livros

Ano letivo nas escolas municipais de Curitiba começa nesta terça com entrega de livros. Foto: Luiz Costa/SME

Nesta terça-feira (20/02), 140 mil crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Curitiba voltam às salas de aulas para o ano letivo de 2024. A segunda-feira (19/2) foi dia de limpeza, organização e reuniões da Semana de Estudos Pedagógicos nas mais de 400 unidades educacionais.

Além do reencontro com as crianças, o primeiro dia do ano letivo de 2024 contará com uma entrega de livros, na Escola Municipal Mirazinha Braga (Bom Retiro). O prefeito Rafael Greca fará a entrega de exemplares da coleção Cadernos de Alfabetização e Letramento e Álbum do Alfabeto, além de diversos livros de literatura infanto-juvenil. Os materiais integram o Referencial de Alfabetização da rede municipal de ensino

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que todas as unidades já receberam o Referencial de Alfabetização da rede municipal de ensino, entregue neste início de ano, e lembrou que a Prefeitura está ampliando a oferta do integral. Até o fim deste ano, todas as unidades terão pelo menos uma turma com tempo integral.

“Material preparado cuidadosamente pelas nossas equipes, o referencial é um documento orientador da prática pedagógica nas turmas de alfabetização e detalha os processos de alfabetização na rede, desde a organização das atividades de rotina da sala de aula até as relações de ensino-aprendizagem”, explicou Maria Sílvia.

A Escola Municipal Itacelina Bittencourt, na Vila Guaíra, está pronta para receber seus 350 estudantes matriculados no Ensino Fundamental. “Nossa escola atende no integral e ficamos muito felizes por recomeçar as aulas”, disse a diretora Viviane Ribas.

A professora Juliana Veiga integra a equipe da escola há 18 anos.

“Estamos prontos, com material preparado, já recebemos os livros. Apesar disso, a gente sempre fica com um frio na barriga”, contou a professora.

Infraestrutura

Além das ações pedagógicas, os preparativos para receber crianças e estudantes incluem o zelo com a infraestrutura. Cem escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberam, no início do ano, algum tipo de intervenção da Coordenadoria de Obras e Projetos da Secretaria Municipal da Educação.

As ações incluíram serviços de pintura, em pisos, telhados, banheiros, gradis, muros, caixas d´água, refeitórios, adaptações de espaços para as turmas do integral, instalação de trocadores.

O muro da Escola Municipal Pilarzinho, no bairro de mesmo nome, é um dos que está com obras em andamento. O muro ruiu recentemente devido às chuvas e está sendo instalado gradil.

No ano passado, foram executadas cerca de 600 ações da Coordenadoria de Obras, com valor próximo a R$ 17 milhões investidos nas unidades educacionais das dez regionais e mais de 380 unidades atendidas com serviços de pintura, reformas em telhados, muros, banheiros e pisos, entre outros.

Em alta