Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Trabalho infantil

Anjos da Guarda será tema de live de lançamento de livro

Anjos da Guarda será tema de live de lançamento de livro.

 

O programa Anjos da Guarda, desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) para combater situações de trabalho infantil e mendicância na região central de Curitiba, será um dos temas de uma live, nesta sexta-feira (11/6).

O evento on-line, promovido pela Editora Insight, será realizado para lançar o livro ‘Quem o vento trouxe’ e ainda marcar o 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

A live acontecerá das 13h30 às 14h30 e poderá ser acessada pelas redes sociais da Insight ou pelo endereço bit.ly/quemoventotrouxe.

Entre os participantes e convidados, além da autora do livro, Cássia Helena Guillen, estarão o diretor da Insight, Naotake Fukushima, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, e a diretora de Políticas Públicas e Planejamento da FAS, Claudia Estorilio.

Anjos da Guarda

Lançado em agosto de 2020, como projeto-piloto, o Anjos da Guarda conta com uma equipe exclusiva para fazer abordagens sociais e encaminhamentos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e mendicância. Em função do aumento dos casos e da necessidade de combate a essa violação de direitos, a ação se tornou um programa de governo da Prefeitura Municipal de Curitiba.

De setembro de 2020 a maio de 2021, as equipes do Anjos da Guarda fizeram 3.324 abordagens sociais a esse público na região central.

Livro

‘Quem o vento trouxe’ é uma obra inspirada em uma história real, no projeto social Dorcas, de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela traz a temática do trabalho infantil em que Maria, a protagonista, é uma criança de 7 anos que ajuda a mãe a catar lixo na rua. Em um projeto social, Maria encontra na música a identidade com o som, o ritmo e o instrumento, os quais determinarão um novo destino para a sua vida. 

O livro foi viabilizado pela Lei de Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba com apoio do Colégio Positivo e do Shopping Mueller.