Um novo binário de trânsito entrará em operação na próxima semana, nos bairros Ahú e Barreirinha. Formado pelas ruas Washington Mansur, Benjamin Zilli e trecho da avenida Anita Garibaldi, o binário começará a funcionar a partir das 15h do próximo dia 16, com implantação de sentido único nestas ruas.
A mudança será implantada pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e garantirá maior fluidez ao tráfego, mais segurança a motoristas e pedestres e mais eficiência ao transporte coletivo que em Curitiba é prioridade. A Diretran já iniciou o trabalho de pintura de faixas e alteração da sinalização.
Neste trecho, que é uma das principais ligações da região Norte da cidade com o Centro, passam 13 linhas de ônibus que serão beneficiadas com a melhoria do fluxo de tráfego e a possibilidade de fazer conversões sem trânsito em sentido contrário, o que aumenta a eficiência do transporte coletivo.
A implantação de sentido único e formação de binários fazem parte de um amplo projeto de melhoria do trânsito em Curitiba, o que inclui, entre outras medidas, pintura e nova sinalização de ruas, implantação de semáforos, proibição de conversões à esquerda e de estacionamento nas principais ruas e avenidas e controle da velocidade a partir de equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) em 140 pontos da cidade.
Como vai ficar - A avenida Anita Garibaldi será mão única com sentido Centro-bairro, da rua Benjamin Zilli, perto da Justiça Federal, até a Washington Mansur, próximo ao local onde a avenida bifurca em duas pistas. A Washington Mansur passará a ser mão única com sentido contrário, bairro-Centro, da confluência com a Anita Garibaldi até a Benjamin Zilli, que será a ponta do binário. A Benjamin Zilli terá sentido único em uma quadra, da Washington Mansur para a Anita Garibaldi.
A Anita Garibaldi continuará com mão dupla na quadra entre a rua Pedro Manoel e a Benjamin Zilli (em direção ao bairro) trecho que funcionará como ponto de entrada e saída do binário; e continuará com mão única, no sentido Centro, da Pedro Manoel até a confluência com a via rápida do Boa Vista.
Binários são um sistema de tráfego formado por ruas paralelas de mão única e em sentido contrário, tipo uma só vai e outra só vem. Desde meados do ano passado foram implantados oito binários - nos bairros Bacacheri, Mercês, Batel, Água Verde, Vila Isabel e Bigorrilho, melhorando de forma significativa o fluxo de trânsito não só nas ruas envolvidas mas também no entorno.
Também está em projeto a implantação de binários nos bairros Ahu (formado pelas ruas Manoel Eufrásio e Rocha Pombo), Portão (João Bettega e Luiz Parigot de Souza) e Cristo Rei/Hugo Lange (Camões e Padre Germano Mayer), além de Agamenon Magalhães e Roberto Chichon, no Cristo Rei, Tarumã e Capão da Imbuia, e o binário Chile-Guabirotuba que faz parte da Linha Verde Norte.
Novo binário nos bairros Barreirinha e Cabral
Implantação: a partir das 15h do dia 16 de junho
Extensão: cerca de um quilômetro
O que muda:
Washington Mansur: Passará a ter sentido único em direção ao centro, da confluência com a Anita Garibaldi, na Barreirinha até a Benjamin Zilli, no Ahú
Anita Garibaldi: Sentido único em direção ao bairro, da Benjamin Zilli, perto da Justiça Federal, no Ahú, até o encontro com a Washington Mansur, na Barreirinha
Benjamin Zilli: Faz a ponta do binário no Ahú, com a quadra em mão única da Washington Mansur para a Anita Garibaldi.
O que não muda:
Anita Garibaldi - Continua mão dupla na quadra entre a Pedro Manoel e a Benjamin Zilli que será a ponta do binário, Continua mão única com sentido centro, na quadra da Manoel Pedro até a via rápida Boa Vista.
Linhas de ônibus cujos usuários beneficiados pela implantação do binário:
Ahú/Los Angeles
Estribo Ahú
Fernando de Noronha
Laranjeiras
Santa Gema
Paineirias
Metropolitano Curitiba/Tamandaré
Cabral/Cacheira
Barreirinha
Tamandaré/Cabral (Alimentador)
Ligeirinho Fazendinha/Tamandaré
Ligeirinho Barreirinha/São José
Ligeirinho Tamandaré/Cabral