Nesta segunda-feira (20/5), as equipes da Prefeitura de Curitiba estão mobilizadas para os preparativos finais do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que será realizado de terça a sexta-feira (21 a 24 de maio) no Centro de Eventos Positivo e no Salão de Atos do Parque Barigui.
Participam do Comitê Intersetorial de organização do Congresso representantes da Educação, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), secretarias municipais da Saúde, de Defesa Social e Trânsito, do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Juventude, Segurança Alimentar e Nutricional, dos institutos municipais de Administração Pública (Imap) e do Turismo, da Fundação Cultural de Curitiba, da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), entre outras áreas da administração pública municipal.
O evento, sediado de maneira inédita na capital do Paraná, também concentra a Expo Educação, a feira interativa de formação profissional da Secretaria Municipal de Educação. A feira já começa na manhã desta terça, no Barigui, e a solenidade de abertura será às 19h, no Teatro Guaíra.
O congresso é realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.
O prefeito Rafael Greca destaca a importância de Curitiba receber o congresso, que contará com a participação de mais de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos. Confirmaram presença, entre outros, Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS), Londrina (PR), entre outros.
O prefeito frisou que o fato de Curitiba ser escolhida como anfitriã do congresso é reflexo do trabalho como cidade educadora e coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace).
“Iniciativas nossas como o programa Fala Curitiba, que estimula a participação cidadã, e o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços públicos em sala de aula, são exemplos dessa cultura”, exemplificou o prefeito.
Debates
O eixo central do congresso será “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”.
“Nos quatro dias de programação, palestrantes e participantes de todo mundo debaterão políticas públicas, questões socioambientais, inovação social, redução das desigualdades, preservação e transmissão da cultura, pertença ao território, revitalização de espaços públicos, entre outros temas importantes para a vida nas cidades”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que nesta segunda-feira já recebeu diversas comitivas estrangeiras na Secretaria da Educação.
A agenda conta ainda com um painel com prefeitos, feira de artesãos locais, entrega do prêmio cidade educadora e visitas técnicas que incluem o Memorial Paranista, Faróis do Saber e Inovação, Passeio Público, Fazenda Urbana, entre outras agendas.
As cidades educadoras no mundo
São municípios que estimulam a responsabilidade da sociedade em suas ações e consideram-se espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal. Também colocam o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local.
A capital do Paraná integra o seleto grupo de Cidades Educadoras desde outubro de 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.
Na prática, a adesão reflete que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes. O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.
Fundada em 1994, a Aice dá respaldo aos membros. É uma organização sem fins lucrativos, constituída como estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Os principais objetivos são proclamar a importância da educação na cidade e destacar os aspectos educacionais dos projetos políticos das associadas.
- SAIBA MAIS sobre as Cidades Educadoras na página oficial.