As ações de proteção e uso consciente da água do município de Curitiba estiveram entre os destaques do Encontro Metropolitano de Sustentabilidade, realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (22/3). A programação aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui.
O diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos, foi um dos palestrantes. Ele detalhou, principalmente, os programas Amigo dos Rios e Reserva Hídrica do Futuro.
Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa a melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e Educação Ambiental. “É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local”, reforçou, ao lembrar da prioridade ao Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.
O município também implantou ações de resiliência contra os efeitos das mudanças climáticas - que em 2020 foram sentidos com uma longa estiagem, que esvaziou os reservatórios que abastecem Curitiba e Região Metropolitana. “Neste cenário, o prefeito Rafael Greca propôs o Reserva Hídrica do Futuro”, observou Campos.
Além da perfuração de 30 poços artesianos, que atendem a equipamentos do município e reservatórios em comunidades vulneráveis, o projeto busca ampliar a capacidade de reservação de água para o consumo da população, com a interligação das áreas das cavas do Rio Iguaçu.
Levantamentos preliminares indicam a capacidade de reserva de 43 bilhões de litros de água somente dentro dos limites de Curitiba. O projeto prevê, também, a proteção das áreas com planos de ocupação ordenada e a criação de parques.
Salve o Ribeira
O Encontro Metropolitano de Sustentabilidade contou com vários palestrantes, com diversos temas relacionados ao Dia Mundial da Água. Na ocasião, foi lançada também a campanha Salve o Rio Ribeira, idealizada pelo hub de sustentabilidade Mãozinha Verde, que reúne entidades que compartilham o propósito de melhorar a qualidade da vida urbana, com foco na Agenda 2030 (e seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável).
O evento também foi uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná (Abes-PR) e da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RMC (Apave). O Rio Ribeira nasce no Paraná, em Cerro Azul, Região Metropolitana de Curitiba.