Em funcionamento há um ano, o Ambulatório do Hospital do Idoso Zilda Arns, no Uberaba, permitiu um aumento de 30% no número de consultas ambulatoriais do hospital. Além disso, aumentou a oferta de atendimento de especialidades como ortopedia, cirurgia plástica e pequenos procedimentos que antes não eram ofertados pelo Hospital.
Instalado onde antes funcionava o Centro de Especialidades Salgado Filho, neste ano foram realizadas no ambulatório 7,5 mil consultas ambulatoriais em nove especialidades.
“Com a implantação do ambulatório, ampliamos nosso espaço físico, expandimos a oferta das consultas ambulatoriais, mas sem perder a qualidade assistencial que o Hospital do Idoso oferta”, disse o diretor da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes), Gustavo Schulz. A Fundação é responsável pela administração do Hospital do Idoso e do ambulatório entre outras unidades.
“Este espaço amplia o horizonte de acesso dos usuários do SUS e beneficia toda cidade de Curitiba”, ressaltou Dalvo José Merci, da Secretaria Municipal da Saúde responsável pela coordenação no Distrito do Cajuru.
DOR
O Ambulatório da Dor é uma das especialidades disponíveis à população. Ele atende pacientes com dores crônicas, prolongadas, que afetam tanto a parte física, como a psicológica e comportamental. Esses quadros estão normalmente associados às doenças reumáticas, degenerativas, entre outras.
O atendimento é multiprofissional e conta com um médico especialista em dor e fisioterapeuta. Neste ano já foram realizadas 233 consultas nesta especialidade e 401 em ortopedia.
A aposentada Rosa Chaberek foi uma das pessoas beneficiadas com a oferta da consulta ambulatorial de ortopedia. Sofrendo com fortes dores no ombro, foi só elogios para o atendimento tanto do médico como do restante da equipe. “Hoje vim trazer meus exames e iniciar o tratamento. Gosto de todos aqui, se preocupam comigo e meu bem estar”, disse.
Especialidades
O ambulatório oferta consultas em cardiologia, cirurgia plástica, endocrinologia, fisioterapia ambulatorial, gastroenterologia, medicina da dor, neurologia, ortopedia e traumatologia, pneumologia, urologia e pequenos procedimentos.
O atendimento no ambulatório é feito através do encaminhamento das unidades de saúde de Curitiba.