Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inclusão

Ambulatório Encantar recebe crianças e adolescentes com autismo para uma tarde de recreação

Acompanhado da avó Maria da Fé Ota, de 68 anos, um dos participantes foi o Gabriel Ota, de 9 anos.O menino foi diagnosticado com o transtorno do espectro autista aos 3 anos. Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4), o Ambulatório Encantar, unidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) especializada no atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias, promoveu nesta segunda-feira (3/4) um dia repleto de atividades recreativas. Teve sala de jogos, oficinas, projeto Cão Amigo, pintura facial, confecção de ursinhos, dinossauros, bonecas e golfinhos, entre outros.

Acompanhado da avó Maria da Fé Ota, de 68 anos, um dos participantes foi o Gabriel Ota, de 9 anos.O menino foi diagnosticado com o transtorno do espectro autista aos 3 anos.

"Ele sempre teve dificuldades na fala e é uma criança muito calma para a idade. Depois que ele completou 2 anos e ainda não falava começamos a nos preocupar. Aos 3 anos ele teve o diagnóstico e sentimos um alívio em saber que poderíamos ajudá-lo", contou Maria.

A avó agradeceu a equipe do Ambulatório Encantar por proporcionar esses momentos. “Pode parecer um caminho solitário ter que cuidar da criança ou adolescente do espectro autista, porém esses eventos nos ajudam a socializar e sentir o acolhimento com pais que têm experiências semelhantes”, explica.

“Estes eventos apoiam a inclusão dos pacientes e os pais e cuidadores para melhorar a qualidade de vida de todos em casa”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, que participou da ação, pela manhã.

Porta de entrada

Para o atendimento de saúde de pessoas com TEA em Curitiba, a porta de entrada é a unidade básica de saúde mais próxima de casa. São 108 unidades de saúde no município.

Na unidade de saúde, a pessoa passa por uma primeira avaliação e, em caso de necessidade, é encaminhada para serviços especializados. O Ambulatório Encantar é o serviço ambulatorial de referência para atendimento de crianças e adolescentes com autismo.

No Ambulatório Encantar, a primeira entrada para atendimento do paciente é feita em grupo com a família, no momento em que são dadas as primeiras orientações. Em seguida, o paciente passa por uma avaliação multifuncional, em que é indicada o tipo de especialidade que será utilizada e qual será o profissional de referência; pode ser psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, médico ou assistente social.

Além do Encantar, o município mantém, ainda, o programa da Organização Mundial da Saúde para treinamento de familiares e cuidadores de crianças com atraso no desenvolvimento, especialmente pessoas com TEA, da forma piloto em algumas unidades de saúde.

O programa utiliza a metodologia da fundação Autism Speaks, que tem como objetivo auxiliar os pais e cuidadores na estimulação de habilidades, como comunicação e interação social, no manejo dos comportamentos desafiadores, assim como na melhora da sua qualidade de vida.

Algumas oficinas e programa culturais dedicados a crianças e adultos com TEA: