Amazônia, exposição aberta nesta quinta-feira (9/3) no Museu Municipal de Arte (MuMA), leva o visitante a percorrer uma floresta de vidro. A mostra gratuita pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, até 28 de maio
Assinada pela designer Désirée Sessegolo, a exposição feita com apoio da Fundação Cultural de Curitiba extrapola em formas e cores a beleza do material, chamando a atenção para as diversas violências que tem sofrido a maior floresta tropical do mundo.
Todas as criações são feitas com técnicas de vidro celular desenvolvidas pela artista. Trata-se do processo de fusão, onde as partículas do vidro passam para o estado líquido que, em busca de equilíbrio, se movimenta naturalmente, criando espaços e texturas.
Com curadoria de Edilene Guzzoni, a exposição tem o propósito de destacar a beleza da floresta amazônica e ao mesmo tempo o impacto das ações humanas que estão causando sua destruição.
Com vidro, a artista critica e lamenta o desmatamento da floresta, as queimadas, a poluição dos rios, as invasões das terras indígenas e as mortes de quem defende a floresta.
Para retratar as queimadas, por exemplo, a instalação traz diversas folhas em formas e cores diferentes expostas sob carvão.
A artista também deixa um olhar esperançoso e impactante. Na abertura da exposição, ela destruiu uma das obras para que os visitantes reflitam sobre as mudanças e a importância dos cuidados em todos os aspectos da vida.
Os fragmentos da peça quebrada serão reciclados e transformados em uma nova obra de arte para representar a renovação da natureza, além de evidenciar o caráter sustentável do vidro e instigar a transformação da relação entre homem e meio.
Serviço: Exposição Amazônia
Local: Museu Municipal de Arte - MuMA (Avenida República Argentina, 3.034 – Portão)
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Classificação: Livre
Grátis