Alunos do curso de Jardinagem do programa Liceu de Ofícios e Inovação, promovido pela Fundação de Ação Social (FAS), terão uma aula prática no Jardim Botânico, nesta quinta-feira (21/11), a partir das 14h. A atividade integra o conteúdo do curso e tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre a diversidade de jardins e plantas.
A turma, composta por 12 alunos, iniciou as atividades nesta terça-feira (19/11) e concluirá o curso na próxima sexta (22/11), com uma carga horária de 24 horas. Todos os participantes são atendidos pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), uma unidade da Prefeitura que integra a rede de atendimento a pessoas em situação de rua.
“Esse curso não é apenas sobre aprender jardinagem, é sobre resgatar dignidade, oferecer novas oportunidades e plantar esperança no futuro desses participantes”, diz o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.
O curso, oferecido gratuitamente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desde maio deste ano, já ofertou seis turmas, totalizando 91 vagas. Dessas, 61 foram exclusivas para pessoas em situação de rua atendidas nos Centros POP Solidariedade e Boqueirão. As demais vagas foram abertas ao público geral, com aulas realizadas na sede da FAS, no bairro Campo Comprido.
Turma em dezembro
Uma nova turma está programada para dezembro, com inscrições abertas ao público geral no Portal Aprendere.
Durante o curso, os alunos aprendem técnicas de implementação e manutenção de jardins, identificação de plantas, preparo e melhoria do solo, tratos culturais e fitossanitários, além de manuseio de materiais e equipamentos. O curso também aborda os fundamentos básicos para prestação de serviços em jardinagem, preparando os participantes para o mercado de trabalho.